Começando com Pan Oceania!

Hell-o Infiniteiros e Infiniteiras!

Esse é o segundo post da série “Começando com”, dessa vez fazendo da super potência humana de Infinity, Pan Oceania! Lembrando que esse post é pra quem está querendo começar com Pan Oceania ou já tem algumas miniaturas e deseja expandir a coleção.

Antes de comprar minhas minis de Onyx Contact Force (meu segundo army do jogo) joguei duas ou três partidas com Pan Oceania, cheguei a namorar o Tikbalangs por um tempo e até criar uma lista de compras pra Shock Army of Acontecimento (uma dos setoriais de PanO), fiz várias pesquisas nesse tempo. Além disso, quando comecei a jogar meu único oponente era um jogador de PanO, o que me fez ganhar bastante conhecimento das tropas.

Bora começar a falar sobre o que interessa!

Operation IceStorm

Essa é a principal comprar que muita gente que quer jogar de PanO faz, mas com o lançamento da “Operation ColdFront” provavelmente a caixa do IceStorm não será mais fabricada e talvez seja mais difícil de encontra-la, mas se você conseguir acha-la e tem um amigo que quer jogar de Nomads (ou se você quer ter as duas facções ) pode ir em frente.

A caixa é bem legal, tem minis bonitas e úteis, além disso também vem tudo que um iniciante precisa para dar seus primeiros passos no jogo.

Pra mim as únicas minis dessa caixa que não vão ver tanto a mesa é o Orc e o Father Knight. o Orc porquê é uma HI bem “normalzona” (isso é, não tem nada de diferente nela) e pelo preço dela você pode colocar opções mais interessantes. Mas só pra me contrariar, o Fireteam:Haris de Orcs é bem legal…

O Father Knight é muito bom com uma Spitfire, você pode avançar com ele em um flanco para abrir caminho para os seus especialistas e deixa-lo em supressive fire pra segurar qualquer contra-ataque com o seu BS15 e armor 5+cover (além de defender muito bem contra hackers com BTS9), mas os outros perfis não são muito interessantes, o CombiRifle é uma arma bem ruim pra uma unidade que você quer usar ativamente (dano 13 e a range boa apenas abaixo de 16″ não são muito impressionantes) e a Boarding Shotgun também sofre com a range band, o Missile Launcher pode ser usado em algumas situações pra ARO, mas é bem caro pra fazer “só” isso. Ele também tem a opção de Lt, mas pelo mesmo preço uma Joan D’arc é melhor.

Fusiliers são ótimos pra darem ordens baratas e você pode esconder seu Lt entre alguns deles para o seu oponente não achar com facilidade, além disso podem ser usados como especialistas e peças de ARO baratas, mas são melhores como cheerleaders e pra esconder seu tenente mesmo.

O Akal é um drop trooper com BS13 e não é muito caro, ótimo para criar buracos na defesa adversária, principalmente se você equipa-lo com uma Spitfire e conseguir entrar nas costas do seu adversário, pegando as unidades sem cover. É bem interessante de usar em PanO, pois normalmente seu adversário vai estar mais preocupado com suas HIs/TAGs e podem deixar aberturas perfeitas pra um Akal.

E por último, Nisses são uma as melhores tropas de PanO, MSV2 com mimetismo atrapalha todo mundo que se meter com ele, com uma HMG é ótimo durante o turno ativo pra lidar com camo/TO/ODD e com o Multi-Sniper é uma peça de ARO bem difícil de derrubar!

Beyond IceStorm

Aqui eu fico meio dividido, o Bolt não é tão legal a menos que você for usa-lo num Fireteam em Neoterra (e mesmo assim eles são controversos…), eles são caros e não fazem o trabalho deles direito, aliás, pra que que servem os Bolts? Dificilmente você vai querer usar um em PanO Vanilla (ou em Neoterra).

O Kamau é um especialista legal e tem boas opções de armas pra ARO, principalmente por ter mimetismo pra deixa-los mais difíceis de matar. Eles têm WIP13 pra fazer objetivos o que é ótimo em PanO, mas por causa desses bônus ficam um pouco mais caros também.

A estrela dessa caixa pra PanO é o Swiss Guard. Essa máquina da morte tem BS15, PH14, TO camo, armor 5 e BTS6, é praticamente um TAG. Super difícil de derrubar, mas pra colocar um desses na sua lista não fica barato, a opção com HMG é um monstro que vai matar quase tudo que ver pela frente (talvez só não consiga matar com facilidade algumas tropas com armor muito alta) e vai custar uma grande parte dos pontos da sua lista, a outra opção que eu gosto é a de Missile Launcher, se pegar o adversário desprevenido vai causar uma enorme dor de cabeça e possivelmente muitas mortes.

É uma caixa boa se você achar alguém que queira a parte de Nomads dela, mas não fique bravo comigo se o Bolt ficar só na decoração da prateleira, já estou avisando hein!

Dire Foes

Em geral as caixas de Dire Foes são caras pelo que oferecem (praticamente o mesmo preço das caixas com quatro unidades e vêm três miniaturas que você provavelmente só vai usar uma ou duas…) mas são um pouco mais interessantes se você dividir com outra pessoa. Entretanto, os personagens dos Dire Foes de PanO não são muito usados. Apesar de terem perfis bons, são caros e não são tão úteis na mesa como parecem.

Eu evitaria essa compra, pelo menos no início.

Tactical Armoured Gears (TAGs)

Vamos ser sinceros, se você está afim de PanO provavelmente os TAGs tem (pelo menos uma parcela de) culpa. Mas antes de pegar um na primeira oportunidade, algumas palavras de sabedoria (ou não):

1°- Eles são super divertidos, quando você não toma 3 críticos seguidos ou falha em todos os teste de armadura na primeira ordem do jogo.

2°- É difícil (não impossível) do seu adversário derrubar se ficarem em cover, quando você não toma 3 críticos seguidos ou falha em todos os teste de armadura na primeira ordem do jogo.

3°- PanO tem os melhores TAGs de toda a Esfera humana e cada um tem a sua especialidade, desde TAGs com armadura quase impenetrável até TAGs com tecnologia de camuflagem. Ou seja, tem pra todos os gostos!

4°- São caros, tanto pra colocar na lista quanto pra ter a miniatura.

5°- Se ele morrer rápido durante o jogo, você vai ter um buraco do tamanho do Monte Everest na sua lista.

6°- São ótimos pra matar as unidades do oponente, mas em algumas ocasiões não vão ser a melhor opção.

Se você tá afim de ter um, vai em frente, SÃO ROBÔS GIGANTES CARA! Só fique preparado pra ter decepções em algumas partidas, quando você toma 3 críticos seguidos ou falha em todos os teste de armadura na primeira ordem do jogo.

TAGs também não são muito fáceis de jogar no início, pois precisam de unidades de apoio para conseguirem fazer o seu trabalho da melhor forma e pelo custo dos TAGs pode ser difícil de colocar todo o suporte necessário na lista, mas o melhor jeito de aprender algo é fazendo!

Starters

Agora eu preciso ser bem sincero, se você quer jogar de PanO é bom já focar em um setorial.

Digo isso porque PanO vanilla não é um army com muita sinergia, a sua maior força está dentro de seus setoriais (Militar Orders, NeoTerran e Shock Army of Acontecimento). Por causa disso o Vanilla sofre da síndrome de “muito cacique pra pouco índio”, você tem várias unidades boas para “rambar” e poucas peças boas de suporte. Já dentro dos setoriais isso acaba ficando um pouco mais contido e tem os fireteams aumentar ainda mais a vantagem bélica que PanO tem em confrontos diretos.

O que eu acho melhor aqui é escolher um setorial que você goste e seguir nele pra evitar ter um monte de miniatura juntando poeira na prateleira.

Ah, é bom lembrar que o único starter de setorial atualizado (e também o único que realmente vale a pena pegar pra usar com army Vanilla, IMO) é o de SAA (Shock Army of Acontecimento), os outros são de miniaturas mais antigas que podem vir a serem relançados em um futuro próximo ou distante.

Além disso, os starters dos setoriais de PanO tem um problema bem chato em relação ao army Vanilla, você só vai usar uma ou duas tropas deles de maneira consistente.

Support Pack

É o único lugar que você vai conseguir arrumar um Trauma-Doc (eles são uma das maiores piadas de Infinity pela sua falta de… bem… digamos que eles são bons em matar…), um Machinist e os palbots. É um pack bem antigo (como a maioria dos support packs) e eu acho as minis bem feias, mas o Machinist é o único Engineer de PanO e você vai querer usa-lo junto com um palbot pra dar suporte à suas HIs, REMs e TAGs.

Mas eu não me daria o trabalho de montar o Trauma-Doc, prefiro usar o Bolt do Beyond como proxy…

Ah, também tem pack da Tech Bee com o Crabbot, eles são minis novas e bem úteis na lista, esse eu recomendo!

Remotes

Já que você já vai ter um Machinist na maioria das suas listas, por que não trazer REMs também?

Eles também são mais velhos, mas eu acho que são até que bonitinhos. Recomendo MUITO a compra deles, principalmente dos Dronbots (pra colocar os Total Reaction remotes), do Peacemaker e do Bulleteer.

Esses três vão te ajudar MUITO! São baratos (pra por na lista), úteis e se seu adversário não tiver cuidado podem causar muitos problemas!

Sério, PanO é uma das facções que mais se beneficia com o uso de REMs.

Blisters

Aqui entram unidades que eu acho legal ter pelo menos uma, e que pra nossa sorte vêm em blisters! Alguns deles são antigos, é bom dar uma olhada nas minis antes de comprar pra ver se te agradam.

  • Black Friars: Os dois perfis são muito úteis, com Sniper é uma boa peça de ARO e com multi-rifle é ótimo pra lidar com Fidays/Speculos, ter albedo também ajuda pra derrubar outras unidades com MSV.
  • Hexas: Eu gosto muito do perfil com Multi-Sniper pra pegar o adversário desprevenido no ARO ou o Killer Hacker pra defender suas peças hackeáveis, principalmente se você conseguir deixar alguns repeaters em posições boas na mesa.
  • Nisses: Já vem um no Pan Oceania Starter, mas eles são tão bons que você não vai ficar arrependido de ter mais um.
  • Bagh-Mari: São Nisses um pouco mais baratos, são legais se quiser por um MSV sem gastar tanto.
  • Croc-men: Ótimos especialistas, mas não são baratos.
  • Auxilia: Muito bons pra defender passagens estreitas e a Deployment Zone, dá pra usar o bot pra limpar minas do adversário (e com alguma sorte ele até fica vivo) e até dá pra usar ofensivamente se precisar, um Combi Rifle não é tão bom, mas três tiros e um Heavy Flamethrower na cara é bem assustador. Esse não é Blister, mas vale a pena, você pode usar os auxbots até pra proxyar palbots se preferir.

Vou colocar mais uns aqui, eu não acho eles TÃO úteis como os de cima, mas têm seus momentos.

  • Aquila Guard: Por ser apenas uma HI com BS alto e MSV3 ele é bem caro, mas se você enfrentar um army com muitos camo markers ele ajuda bastante.
  • Locust: É “só” um infiltrator com ODD, sozinho pode morrer “fácil”, mas se tiver mais alguém pra ajuda-lo no meio de campo consegue causar um bom estrago.
  • Knights of Montesa: É a única HI que pode começar no meio do campo, o que comba muito bem com o Light Grenade Launcher! Se colocar um Peacemaker junto seu adversário provavelmente vai te dar AQUELE olhar. O único problema é você tomar um monte de ARO de hackers na primeira ordem (O blister é velho, mas tem uma mini nova no starter de SAA).
  • Guarda de Assalto: É uma HI com status bons que tem um bot andando junto pra fazer uns truques de vez em quando.

Evite!

Como no outro “Começando com”, eu não recomendo as caixas grandes com 4 unidades do mesmo tipo no começo da coleção (Fusiliers, Magister Knights, Bolts…) , principalmente em um army vanilla. Porém, como eu já falei antes, é legal você começar PanO já tendo em mente um setorial pra expandir, se você já tem ideia de qual setorial quer usar fique a vontade de comprar essas caixas.

Se esse não for o seu caso, espere mais um pouco pra investir nelas só quando você já tiver uma porção boa das unidades que eu mencionei ali em cima.

E como sempre: Proxy é sempre bom, se você quer experimentar uma unidade nova, não fique com vergonha, faça proxy!

Até a próxima comandante!

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Felipe Galeno

Músico, Professor, Curioso, Nerd. Não necessariamente nessa ordem.

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