Stormtroopers – Pacifique a galáxia com os bravos soldados imperiais!

Existem elementos icônicos em star wars: a armadura negra de Darth Vader, a luz verde (azul?) do lightsaber de Luke Skywalker, e o branco reluzente e visagem empáfida dos stormtroopers imperiais. Desde as primeiras cenas de Uma Nova Esperança, até o final em Endor, os stormtroopers estão lá, garantindo a lei, ordem e vontade do Imperador na galáxia. E agora é a nossa vez de usar estes arautos do Império para pacificar os campos de Star Wars Legion.

Mas como joga a infantaria do Império Galático?

Em primeiro lugar, são uma opção de tropa com custo razoável, pagando 44 pontos por 4 soldados. Sua defesa rola o melhor dado do jogo, o vermelho, e eles tem um ponto de vida e um de coragem, padrão para as infantarias presentes até o momento. Cuidado, entretanto, com o 1 de coragem deles – Estando perto de Vader, entretanto, são imunes a pânico!

Ao contrário da crença popular que seus ataques não acertam nada (Obiwan já dizia: Somente stormtroopers são tão precisos), atacando eles estão entre as melhores infantarias do jogo: Sua habilidade de Precisão 1 permite que, ao re-rolarem dois dados ao usar uma ficha de mira, eles podem re-rolar mais um. Ou seja, mesmo que errem até 3 ataques, conseguem re-rolar, aumentando muito a eficácia de seus tiros. O problema, na verdade, é o armamento: Seu blaster E-11 é fraco, fazendo com que eles rolam dados brancos, com somente 1 acerto, 1 crítico e 1 ímpeto – como conseguem transformar 1 ímpeto em 1 acerto, acertam 3/8 das vezes, ou somente 37.5%. Ou seja, precisam usar sua habilidade de re-rolar mais a mira, para aumentar a chance de acerto. O squad é nativamente de 4 soldados, então 4 dados rolados gerarão 4 x 37.5% = 1.5 acertos; arredondando para 1, estes 3 que “erraram” são os que re-rolaremos.

Se entendemos que uma unidade faz duas ações, e os stormtroopers precisam da mira, para serem usados de melhor forma, o ideal é que eles fiquem parados em grande parte do jogo. Como o E-11 tem 3 de alcance, e eles usam dados vermelhos para se defender, podemos arriscar e atacar de longe, as vezes até mesmo fora de cobertura (embora o ideal seja sempre estar abrigado, defendendo automaticamente até dois acertos devido a cobertura). Stormtroopers andam na velocidade 2, o que ajuda a os colocar em locais estratégicos.

Em relação as melhorias que esta unidade pode colocar, temos opções bem versáteis. Elas são:

  • Um soldado adicional por 11 pontos, levando o tamanho do squad a 5 soldados (e custo a 55). Custo razoável por alguém que tem Precisão e defende com dado vermelho.
  • Temos, até o momento, duas opções de soldados com armas pesadas: O DLT-19, custando 24 pontos e adicionando um soldado com esta arma ao esquadrão (a DLT-19 tem alcançe 4 e rola dois dados vermelhos, junto a habilidade Impacto 1), e o HH-12, um lança-missil portátil, que custando 34 pontos, adiciona 3 dados pretos ao ataque da unidade, com as habilidades Impacto 3, porem com a contra-partida “Cumbersome” que diz que a unidade não pode andar e atirar esta arma. Ela ao ser usada é exaurida também, fazendo que após ser usada, seja virada e necessite ser preparada com uma ação novamente. Se for enfrentar adversários com armadura pesada, escolha a HH-12. Contra tropas, a DLT-19.
  • Os stormtroopers conseguem também equipar Granadas, que até o momento são as de Impacto, que transformam um acerto em crítico e de Concussão, que ignoram cobertura. Ambas granadas custam 5 pontos, rolam 1 dado preto e tem 1 de distância.
  • A última melhoria para o stormtrooper é de equipamentos: Até o momento, temos Grappling Hooks, que permitem que a habilidade Expert Climber seja adicionada a unidade por 3 pontos, evitando danos de quedas, e os Targeting Scopes, que nos dão Precisão 1 (custando 6 pontos). Estatisticamente, é sempre melhor rolar mais dados, e como as palavras-chave somam, usar scopes nos permite re-rolar, na verdade, 4 dados. A precisão dos Stormtroopers aumenta, e bastante!

Sabendo disto tudo, a forma que eu jogaria com Stormtroopers é de uma unidade de ataque: Eles rolam bons dados de defesa, e embora suas armas sejam fracas, upgrades como o Targeting Scope, somado a sua precisão 1, já ajudam a os tornar bem mortais. Somando isto a um soldado a mais, e as armas pesadas disponíveis, estamos falando de uma unidade com 6 soldados e 85 de custo (contra infantaria) ou 95 (anti-tanque). No meta atual, acho que uma unidade com o lança-misseis e duas ou tres com a DLT-19 bem forte, principalmente se colocarmos, como comandante, o Veers (falarei dele em um artigo futuro). No primeiro turno, vale mover duas vezes, entrar em cobertura, para, nos turnos seguintes, usar e abusar de mira e os ataques das armas pesadas… Stormtroopers ganharão a guerra por atrição, defendendo bem e re-rolando varios dados de ataque. Apoiados pelos speeder bikes, o Império tem em seus soldados regulares um esteio fortíssimo para conquistar os campos de batalha de Legion!

Curtiu a matéria? Você encontra Legion no Brasil na Red JogosNa Red você tem a caixa básica e todas as expansões disponíveis, assim como espaço para jogar! Venha jogar conosco!

2 comentários em “Stormtroopers – Pacifique a galáxia com os bravos soldados imperiais!

  • 05/11/2018 em 8:19 pm
    Permalink

    Ótimo artigo, me tira uma dúvida os troopers e troopers rebeldes que vem separado são os mesmo que o da Caixa base? As cartas essas coisas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *