Uma exclusiva com Gutier Lusquiños, um dos criadores do Infinity!

Recentemente tivemos o prazer de bater um papo com Gutier Lusquiños, um dos criadores do espetacular jogo Infinity, da Corvus Belli! Leiam a entrevista, e conheçam um pouco mais deste brilhante game designer, responsável pelo jogo que tanto amamos!

Gutier Lusquiños

Qual o cronograma de criação de unidades para o jogo, desde o seu conceito até o mercado?

Não há um tempo exato ou definido, pois depende do teste. As unidades de stats Fluff e Game são geralmente projetadas um ou dois anos antes de seu lançamento. No entanto, o design conceitual não é feito antes de seis meses de seu lançamento. Uma vez que o conceito é feito, o tempo médio de modelagem é de duas semanas, então o modelo precisa ser cortado em pedaços para poder ser produzido. Isso requer não menos que uma semana. Assim que o modelo estiver pronto, enviamos para a impressão, dependendo da fila, podemos obter uma cópia impressa master em mais 2 semanas. Então é hora de fazer o molde mestre, feito em alguns dias, para obter as chamadas cópias mestre de metal. Tendo o mestre, é a hora de usá-los para fazer o molde de produção e começar a produzir. Uma das cópias principais é dada ao pintor, juntamente com o design do conceito colorido. O modelo pintado será fotografado para promoção e embalagem também. Isso precisa de cerca de três dias, ou mais, dependendo do modelo. Embalagem é importante, pense em caixas e cartões para os blisters, sem ele o modelo não pode ser liberado, mas temos que esperar até que o modelo seja pintado para fazer isso, e então enviar o arquivo de desenho do cartão ou caixa para a impressão. Isso significa que, às vezes, temos todos os modelos já prontos, mas aguardando a embalagem. O tempo entre os modelos partem do CB para o distribuidor e chegam às lojas normalmente é de duas semanas. Como você pode ver, é um processo mais longo e complicado até que um modelo alcance suas mãos.

Como é o processo de criação de um personagem? Como você consegue equilibrar sem que ocorra um power creep em relação a antigos personagens e unidades desatualizados?

O primeiro passo é verificar o exército ao qual ele pertence, identificando o que precisa desse exército (sendo genérico ou setorial) ou que tipo de estilo de jogo queremos impulsionar com ele. Por favor, percebam que a intenção nunca é satisfazer todas as necessidades do exército, isso significaria que toda a facção seria como as outras. Uma vez que a necessidade, ou o nicho para a unidade ou personagem é localizado, eu começo a pensar sobre fluff (apenas um rascunho) e estatísticas do jogo também, é bom que ambos sejam feitos ao mesmo tempo para fornecer alguma personalidade ao perfil. Quando tenho um perfil de tropa jogável (e um nome para a unidade), ele é fornecido aos testers. A menos que estejamos fazendo um Setorial, então todas, ou pelo menos a maioria, as unidades precisam ser feitas, então o Setorial pode ser testado como um todo. O teste é um processo longo, exigindo meses, obtendo e analisando vários relatórios de diferentes testers.

Com a inclusão de NA2, um espaço muito grande aparece imediatamente para trabalhar em novidades e pequenos exércitos no jogo. Estamos experimentando uma jornada de criação mercenários e da JSA, que esperamos ter por mais alguns anos mais? Podemos esperar por quais outras novidades para a NA2?

Provavelmente mais algumas empresas se juntarão à NA2, no entanto, não podemos aprofundar muito nelas, pois supõe-se que sejam pequenas, então a NA2 não pode se tornar uma grande facção (e agora ela já tem 4 Setoriais!).

Que medidas são tomadas para manter Yu Jing como segundo lugar de superpotência, apesar do número de jogadores, como campanhas globais e na ausência de setores não refletir isso?

Bem, receio que isso não esteja correto. A quantidade de jogadores é alta, e o número de jogadores de torneios de Yu Jing também é bom. Você pode verificar as estatísticas ITS da temporada passada e o primeiro terço da presente (até janeiro). Nós tivemos uma intensa política de lançamento com Yu Jing desde o lançamento do HS N3 com o Imperial Service e depois com a Operation Red Veil e todos os produtos relacionados, e agora somos forçados a dar espaço para outros exércitos que estavam esperando por seus lançamentos. Sobre as campanhas narrativas, nas quais Yu Jing desempenhou um papel importante, você pode verificar o impacto delas no Guia narrativo que publicamos recentemente e ver como isso afetou o plano de fundo do jogo. Hoje em dia, temos certeza de que o lançamento do próximo Exército Setorial de Yu Jing aumentará o interesse dos jogadores neste exército, já que não será apenas visualmente atraente, mas também agradável e diferente de se jogar. Em todo caso, não há apenas os Exércitos Setoriais em Infinity para se jogar com…

Métricas de uso por setorial

O Corvus Belli considerou novas recriações para o jogo? (Recriações são “construtos” que fazem referência a personagens históricos)

Podemos pensar em muitas Recriações para o jogo, o problema é que elas exigem muito do tempo de computação do ALEPH, o que é realmente caro, e a única IA requer uma necessidade clara e presente disso. Sem o acordo do ALEPH uma Recriação não pode ser feita, e considerando quão bem alguns deles têm resultado (Wallace desertando para os Caledonianos, Avicena fugindo de seu controle, Miyamoto se desgarrando …) parece que a IA não está realmente aberta para criar mais!

Como é seu dia a dia na Corvus Belli?

Meu trabalho tem uma parte maravilhosa, escrevendo e investigando em segundo plano, que infelizmente não pode dedicar muito tempo, ou todo o tempo que eu gostaria de fazer. Como trabalho também como editor chefe, é minha tarefa verificar textos (artigos, embalagens …) e, principalmente, traduções. Além disso, ser responsável pela equipe de testes, projetar novas regras, verificar as já existentes, apoiar a equipe ITS e o departamento de comunicação e marketing, projetar novos produtos (ou seja, perfis de tropas e como eles se transformam em caixas ou bolhas) e há também a parte executiva do negócio, já que sou um dos sócios da empresa. Não há tempo para ficar entediado no CB!

Gutier, Alberto e Bostria

Quais são os planos da Corvus Belli como empresa? Pretendem lançar novos jogos?

Queremos realmente nos tornar uma empresa de jogos, e isso significa projetar e lançar novos jogos. No entanto, como a qualidade é nosso carro-chefe, isso significa que qualquer novo jogo exigirá tempo para atingir nosso padrão de qualidade. Isso pode ser um fardo em pouco tempo, pois significa que somos uma empresa de liberação lenta, mas é um grande ativo para o médio e longo prazo, pois isso garante o sucesso. Então, e como Infinity (onze anos no mercado, ainda!) E agora Aristeia! estão demonstrando, jogos de queima lenta fornecem produtos de longo prazo em execução. E nós preferimos esse modelo de jogo a jogos desenhados de forma rápida, liberados rapidamente, recebendo dinheiro desde a primeira vez e depois, esquecidos, que normalmente é o modelo kickstarter. Agora estamos trabalhando em alguns projetos, mas eles não chegarão às lojas em breve, posso garantir isso.

Infinity se está se tornando popular no Brasil. Como funciona a expansão para mercados extrangeiros?

O Brasil é importante para nós e para o Infinity também. E isso fica claro quando se considera o Brasil parte da PanOceania, a potência mais poderosa da esfera humana! Nós realmente gostaríamos de aumentar nossa presença no Brasil (eu não vou falar sobre a pressão que os lobbies Panoceanos estão exercendo sobre nós para fazer isso). Mas, no momento, não temos um canal de distribuição lá. Se alguém está lendo isso, aqui está uma oportunidade;)

E cross-overs com Aristeia?

Teremos alguns com Aristeia! Os personagens podem ser traduzidos para Infinity, mas nem todos, apenas alguns. Vamos explorar suas possibilidades no Infinity, e talvez até além de que algumas pessoas possam esperar. Mas como eu disse, apenas com alguns personagens, como a maioria deles são mais estrelas do esporte, em vez de operadores de linha de frente ou espiões.

Por último, o que um game designer ou artista deve fazer para trabalhar com vocês?

Nós não estamos olhando agora para aumentar a tripulação, mas às vezes na área de artista é necessária ajuda e trabalhamos com artistas freelancers. No entanto, estamos sempre abertos para receber currículos. Apenas para enviar o currículo e o portfólio com uma carta motivacional para career@corvusbelli.com. Por favor, perceba que para trabalhos não artísticos, é desejável falar espanhol. Você pode dar uma olhada no nosso perfil do Linkedin, onde fazemos o upload de nossas ofertas de emprego quando elas são necessárias.

Muchas gracias, a comunidade brasileña agradezca!

Muito obrigado a todos vocês por jogarem Infinity!

And now, the original, in english!

What is the schedule of creation of units for the game, from its concept to its launch to the market?

There is no an exact or defined time as it depends on the testing. Fluff and game stats units are usually designed one or two years before their release. However, concept design is not made before six months of its release. Once the concept is made, the average modelling time is two weeks, then model needs to be cut in pieces to be able to be produced. That requires no less than a week. Once the model is ready, we send it to the print, depending on the queue, we can get a master printed copy in another 2 weeks. Then it is the time to make the master mold, done in a couple of days, to get the so-called metal master copies. Having the master copies, it is the time to use them to make the production mold and start producing. One of the master copies is given to the painter, alongside the colored concept design. The painted model will be photographed for promotional and packaging too. That needs around three days, or more, depending on the model. Packaging is important, think about boxes and cards for the blisters, without it the model cannot be released, but we have to wait until the model is painted to do it, and then send the design file of the card or box to the print. That means, sometimes we have all the models already casted, but waiting for the packaging. Time between models depart from CB to the distributor and hit the stores is usually two weeks. As you can see it is a longer and convoluted process until a model reach your hands.

How is the process of creating a character? How do you get to balance without a power creep occurring by outdating old characters and units?

The first step is to check the Army it belongs, identifying what needs that army (being generic or Sectorial) or what kind of game style we want to boost with it. Please, realize that the intention is never fulfil all the army’s needs, that would mean all the faction be like the others. Once the need, or the niche for the unit or character is located, I start to think about fluff (just a draft) and game stats too, it is nice both be done at the same time to provide some personality to the profile. When I have a playable troop profile (and a name for the unit) it is provided to the testers. Unless we are making a Sectorial, then all, or at least the most of, the units need to be done, so the Sectorial can be tested as a whole. Testing is a long process, requiring months, getting and analyzing several reports from different testers.

With the inclusion of the NA2, you soon opened a very large creative space to work on new and minor armies in the game. We are living the arrival of mercenary armies and independent JSA, which we had hoped for some years ago, but what can we expect from news for NA2?

Probably a couple of companies more will join the NA2, however, we cannot deep too much on them, as it is supposed they are small, so NA2 cannot become a huge faction (and now it already has 4 Sectorials!).

What steps will be taken to keep Yu Jing as 2nd place superpower, since the number of players, global campaigns and now the lack of sectors does not reflect that?

Well, I am afraid that is not correct. The amount of players is high, and the number of tournament players from Yu Jing is also good. You can check the ITS statistics from the past season and the first third of the present one (until January). We had an intense release politics with Yu Jing since the release of HS N3 with the Imperial Service and later with Operation Red Veil and all products related, and now we are forced to make room for other armies that were waiting for their releases. About the narrative campaigns, where Yu Jing played a significant role, you can check their impact in the Narrative Guide we have uploaded recently and see how this has affected the background of the game. Nowadays, we are sure the release of the Yu Jing’s next Sectorial army will increase the interest of the players in this army, as it will not only visually attractive, but also nice and different to play. Any case, there are not only Sectorial Armies in Infinity to play with…

Has the CB considered new recreations for the game?

We can think about of a lot of Recreations for the game, the problem is they require a lot of ALEPH’s computing time, which is really expensive, and the sole AI requires a clear and present need of that. Without the agreement of ALEPH a Recreation cannot be done, and considering how well some of them have result (Wallace deserting to the Caledonians, Avicenna fleeing from its control, Miyamoto going rogue…) it seems the AI is not really open to create more!

And crossovers with Aristeia?

Some Aristeia! Characters can be translated to Infinity, but not all, only a few, nowadays, we will explore their possibilities in Infinity, and maybe even beyond some people could expect. But as I said, only with a few characters, as the most of them are more sport stars rather than frontline or covert operators.

Now speaking of Corvus Belli, how is your day to day in it?

My job has a wonderful part, writing and delving in background, which unfortunately cannot dedicate too much time, or all the time I would like to. As I work also as chief editor, it is my task to check texts (articles, packaging…) and, especially, translations. Also, being in charge of the testing staff, designing new rules, check the already existent ones, supporting the ITS crew and the communication and marketing department, designing new products (that means troop profiles and how they become into boxes or blisters), and there is also the business running part, as I am one of the partners of the company. There is no time to get bored in CB!

What are the plans of the CB as a company? Do you want to launch new games?

We want to really become into a games company, and that means to design and launch new games. However, as quality is our flagship, that means any new game will require time to reach our quality standard. That could be a burden in short time, as it means we are a slow releasing company, but it is a great asset to the medium and long time, as that assures success. So, and as Infinity (eleven years on the market, yet!) and now Aristeia! are demonstrating, slow-burning games provide long term running products. And we prefer that model of game to fast paced designed games, quickly released, getting money from the first time and then, forgotten, which is usually the kickstarter model. We are now working in a couple of projects, but they will be not hitting the stores soon, I can assure you that.

Infinity is becoming popular in Brazil. How do you see the expansion to other markets? How do you plan to do it?

Brazil is important for us, and for Infinity too. And that is clear when considering Brazil is part of PanOceania, the most powerful power in the Human Sphere! We really would like to increase our presence in Brazil (I am not going to talk about the pressure the PanOceanian lobbies are exerting over us to do so). But, at the moment we don’t have a distribution channel there. If someone is reading this, here are an opportunity 😉

Finally, if a player, or a game designer, wants to work for CB, what should he do?

We are not now looking to increase the crew, but sometimes in the artist area help is needed and we work with freelance artists. However, we are always open to receive CVs. Just to send the CV and portfolio with a motivational letter to career@corvusbelli.com. Please, realize that for non-artistic jobs, it is desired to speak Spanish. You can take a look to our Linkedin profile, where we upload our job offers when they are needed.

Thank you very much, the Brazilian community appreciates it!

Thank you all for playing Infinity!

Curtiu a matéria? Você encontra Infinity no Brasil na Game Vault; caixas básicas, expansões, acessórios, game mats… faça uma visita ao site, lá você encontra dezenas e dezenas de produtos de Infinity, e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *