Começando com Haqqislam!

Hell-o Infiniteiros e Infiniteiras!

Temos muitos iniciantes aqui no Brasil no momento, e por causa do Red Veil temos muitos jogadores de Haqqislam, que é a facção que eu tenho mais experiência.  Para dar uma ajuda nesse caminho árduo que é fazer as primeiras compras, escrevi um pouco sobre as primeiras compras que você pode fazer pra jogar com Haqqislam partindo do zero.

As próximas dicas que eu vou dar levam em conta que você pegou o Red Veil de cara, mas se esse não for o caso, elas podem te ajudar da mesma forma. Lembrando que eu irei recomendar unidades que eu acho que são boas e podem complementar o que você já tem. Com certeza pode ter alguma unidade que você gosta e eu não mencionei aqui, mas esse artigo é apenas para dar um norte se você estiver perdido e não o guia definitivo de compras, também recomendo sempre que possível proxyar a unidade antes de comprar, senão você pode acabar com miniaturas nas prateleiras que nunca veem mesa.

Operation: Red Veil

As caixas mais populares entre os iniciantes são os “Operations” e os “300 pts” Packs, elas oferecem um bom número de miniaturas por um preço justo, e se você tiver um amigo para dividir algum Operation, melhor ainda!

Elas vêm com missões simples, feitas para ensinarem regras básicas como cover, modificadores de BS, dodge e outras nem tão básicas como TO camo, AD trooper e afins.
Como estamos falando de Haqqislam (Haqq para os íntimos), o Red Veil é a caixa desejada para se iniciar, ela vem com seis tropas de silhueta S2 e uma S5 que só vem com essa caixa. As seis unidades S2 são as mesmas do atual Haqqislam starter (e futuro starter do Ramah Task Force, próximo setorial a ser lançado para Haqq), então se você comprar o Red Veil não precisa comprar o Haqqislam starter.

Os perfis das unidades que compramos são: 3 Ghulams Rifle+light shotgun, 1 Zhayedan Breaker Rifle, 1 Khawarij Rifle+LSG, 1 Tuareg Sniper e 1 Al Fasid HMG+Light Grenade Launcher. Não vou me alongar muito sobre cada unidade nesse momento, irei só dar ideia geral.

Os Ghulams são tropas básicas, estão lá para darem ordens e proteger a retaguarda, dificilmente irão fazer o trabalho mais pesado.

O Zhayedan é um facilitador, ele vai atrás de unidades que estão te enchendo o saco, a habilidade mais forte dele é o “Marksmanship lvl2” que ignora o bônus de cover do adversário e causa a munição dar dano “Shock” se ela não tiver (como o Breaker Rifle). Mas, ele tem uma distância de +3 média-baixa no melhor perfil (breaker rifle), então é mais difícil manobrar para a distância boa dele, mas você pode atirar até 24″ sem penalidade, já que você ignora o cover (contra um alvo sem camuflagem ou outro tipo de modificador negativo para o atacante). O perfil com sniper também é bom, mas não tem o mesmo potencial de dano do breaker rifle.

O Khawarij é um caçador, ele quer flanquear o oponente e usar o super-jump para ter linhas de fogo que o seu oponente não está cobrindo. É uma unidade difícil de usar, o super-jump pode te deixar em algumas situações complicadas se não usado bem.

O Tuareg tem TO camo, ou seja, ele pode começar o jogo escondido, desse jeito o seu oponente não sabe aonde ele está posicionado, o perfil com sniper quer ficar posicionado pra abusar de linhas de fogo de uma lateral para a outra, e não de deploy pra deploy, assim ele não precisa se preocupar com cover e o BS11 não é problema.

O Al Fasid está lá pra servir de bigorna, apesar de ser um caçador também, é melhor usar ele como peça defensiva em suppressive fire no meio da mesa, já que o move dele não é muito alto para poder caçar as unidades do adversário, ele vai ser a bigorna que o adversário vai tentar bater de frente, nesse momento, você usa o seu martelo (normalmente o Khawarij ou o Zhayedan) para bater.

Beyond Red Veil

Recentemente a CB lançou os Beyond, que seriam caixas para complementar o seu exército e alcançar 300pts. MASSSSSSSSSS, eu não recomendo compra-la com essa intenção. A caixa traz modelos lindos e muito úteis, mas não para complementar o Red Veil.

A parte de Haqq te ofecere 1 Fiday, 1 Ragik com boarding shotgun e 1 Tarik “Capitão Haqqislam” Mansuri com spitfire, cada unidade serve para tarefas diferentes, mas os três comem ordens para fazerem o seu trabalho, e as poucas que você têm irão ser divididas com o Zhayedan e com o Khawarij.

Claro que você pode usar um ou outro junto do Red Veil, mas recomendo fortemente para não colocar os três ao mesmo tempo.

Eu recomendo comprar a caixa, ela oferecem boas unidades (e esculturas lindíssimas) por um preço justo. Mas não a compre para levar o seu exército até 300pts.

Dire Foes 6: Defiant Truth

Antes de lançarem o Beyond, a CB lançou o Dire Foes 6 como forma de levar o exército de Red Veil para 200pts.

Essa caixa vem com a Leila Sharif, Gui Feng+Madtraps e a HVT Free-Lancer Stringer, a Leila é uma ótima adição para as suas forças, ela tem um BS decente, Killer Hacking Device, Shock Marksman Rifle, D-chargers e pode fazer parte de um fireteam de Ghulams ou Muyibs nos setoriais, tudo isso por apenas 20pts!

Ela consegue ser uma caçadora, fazer objetivos, proteger suas peças hackeáveis/matar os hackers inimigos e, se não precisar dos seus serviços, pode ficar parada lá de boas como cheerleader sem comer um monte de pontos.

Os Dire Foes são um pouco mais caro do que o normal pelo que oferecem, mas dividindo com um amigo não pesa tanto e vocês ainda podem fazer algum tipo campeonato amigável para decidirem com quem fica a HVT (experiência própria, foi bem divertido!).

Maghariba Guard

A CB também incentivou o TAG de Haqqislam junto da Leila pra levar o army pra 300 pts, porém, TAGs são monstros difíceis de lidar, precisam de uma lista feita com peças de suporte e, apesar de serem muito fortes e resistentes, podem morrer com certa facilidade, o que as vezes frustra o jogador.

A “Maggie”, como é carinhosamente chamada, é um ótimo TAG, mas com apenas o Red Veil, eu aconselharia evitar essa compra, pelo menos logo de cara.

Até aqui eu comentei sobre as opções que a Corvus Belli dá oficialmente para você aumentar a sua coleção se você comprou o “Operation: Red Veil”, agora irei dar os meus pitacos.

Starters

Quando comecei não tinha o Red Veil, então comprei todos os starters disponíveis de cara. Foi bom pois eu tinha várias escolhas pro meu army, mas atualmente pode não ser a melhor escolha já que o starter de Qapu Khalqi está velho e, apesar de das chances serem pequenas no momento, pode ser que a CB lance um novo. Mas tirando isso é um bom starter, ele vem com 3 Hafzas, 1 Al’Hawwa, 1 Odalisca e 1 Djanbazan.

Os Hafzas são úteis em vanilla, não são unidades que você vai usar ativamente, mas o holoprojector LVL1 é útil para esconder informações como um Heavy Rocket Launcher de ARO ou o seu Lt.

O Al’Hawwa é uma ótima opção de infiltrator, principalmente o AHD (assault hacking device) e o FO (forward observer), você começa com um especialista em marker state, do lado do objetivo e que tem D-chargers.

A Odalisca é boa, mas você acha unidades que fazem o mesmo trabalho melhor e por menos pontos em Haqq vanilla.
O Djanbazan é muito bom, tem um custo OK e é o único MSV2 disponível pra Haqq, aumentando muito a utilidade dele, já que a facção tem fácil acesso à smoke grenades (MSV2 vê através da smoke e dá bônus de -6 para o BS da maioria das unidades que tentarem atirar de volta).

Todas as unidades presentes no Hassassin Starter são boas em vanilla.

Os Daylamis são baratos e o perfil com paunzerfaust+LSG e inferior infiltration é muito forte, se passar no teste servem como um ARO forte ou como um “aprendiz” de Fiday, se não passar podem ficar cuidando da retaguarda.
O Muyib com LGL comba muito bem com o Djanbazan, colocando a smoke exatamente aonde você precisa.

O Farzan FO é um especilista tão bom quanto o Al’Hawwa e, se você não quer comprar a miniatura antiga do Farzan com BSG, serve de proxy pro Farzan com Chain of Command.

O Ayyar é um dos melhores caçadores do jogo, Holoprojector LVL2 e surprise shot LVL2 são duas habilidades maravilhosas para dar modificadores negativos pro adversário e se você escolher o perfil com Shock Marksman Rifle (o melhor na minha opinião) não dá nem chances pras tropas com 1W voltarem dos mortos.

Recomendo qualquer um dos dois, principalmente se você tem vontade de expandir para algum setorial.

Support Pack

Todos os Support Packs estão desatualizados, porém eles são a única maneira de termos acesso aos Nasmats, robôs que ajudam os médicos e engenheiros e aumentam a área de influência deles por apenas 3pts, são muito valiosos, principalmente em Haqq, e você quer que o seu médico cure pessoas sem precisar entrar em perigo.

Ghazi Muttawiah

Esses pequenos diabinhos são MUITO, mas MUITO fortes. Eles são a única tropa do jogo com acesso ao Jammer, uma arma que não precisa de LoF, só precisa que o alvo esteja na ZoC e se acertar deixa o alvo isolado, isso significa que ele não recebe nenhuma ordem e a ordem dele só pode ser usada pela própria unidade, pode parecer que não é muito forte, mas pode acabar com algumas unidades que gostam de receber ordens como TAGs e outros rambos (como o Achilles, Joana D’arc e afins), além disso, se a unidade isolada for o Lt. o army entra em LoL. Para atirar com o Jammer você usa WIP e os Ghazi tem WIP 15, ou seja, 75% de chance de acertar, com a possibilidade de fazer um Intuitive Attack. Eles também tem smoke e dogged pra deixar mais difícil a vida do seu oponente, tudo isso por apenas 5pts (nunca use o perfil de 10pts, não vale a pena).

Eles são irregulares e extremamente impetuosos, mas com algum treino isso deixa de ser um problema e a ordem impetuosa se transforma numa “ordem extra”.

Eles são TÃO BONS que você vai querer levar quatro toda vez que fizer uma lista de Haqq vanilla ou Hassassin (e os seus adversários vão chorar de raiva).

Monetariamente falando, você vai pagar o valor normal de uma caixa com 4 miniaturas (como a caixa de Govads, Naffatuns, Ghulams…) pra colocar apenas 20pts em uma lista de 300pts, mas vai por mim, você não vai ficar desapontado.

Naffatuns

Eles não são tão bons quanto Ghazis (sejamos realistas, é difícil ser), mas são ótimos no que fazem.
O papel dos Naffatuns é proteger a sua Deploy e serem cheerleaders. O Heavy Flamethrower ou o Light Flamethrower são ótimos para guardar as laterais e passagens estreitas e evitar que as suas tropas mais caras sejam flanqueadas, mas se precisar, você pode manda-los para a linha de frente e torrar tropas inimigas que têm ODD/Camo. O perfil de Lt. também é bom para esconder a identidade real do seu Lt entre outras tropas.

Você pode até não usar os quatro que vêm na caixa, mas é bem fácil dois ou três entrarem na lista.

Saladino

Ele é outra unidade muito forte e atualmente só pode ser usado em vanilla (temos rumores que estará disponível para o Ramah Task Force), ele não é uma miniatura que quer receber ordens, pelo contrário, se você precisar gastar ordens nele é porque você está em apuros.

A vantagem dele é o Strategos LVL3 e NWI (No Wound Incapacitation) por apenas 36pts.

Strategos LVL3 faz a ordem do tenente se transformar em uma ordem regular (única maneira de ter 11 ordens regulares em um grupo só) e durante a fase de deploy, você pode ter duas unidades como reserva e seu oponente não pode ter nenhuma, o que é uma vantagem imensa, se você obrigar o seu adversário a deployar primeiro ele vai precisar colocar o exército dele inteiro antes de você colocar qualquer miniatura em campo, se você deployar primeiro, tem duas unidades para deployar depois e o seu adversário não pode dar counter nelas, uma tática muito boa com o Saladino é segurar o Fiday e abusar das falhas do deploy para escolher o lugar que ele vai causar maior dano.

Como ele é um Lt. bem óbvio, você vai querer ter formas de defende-lo, por exemplo, com Naffatuns protegendo o caminho até ele, Hafzas se disfarçando de Saladinos e até um Farzan com CoC pro caso do Saladino real morrer (o que não é fácil, já que com NWI ele pode sobreviver um pouco mais).

Se você joga de Haqq vanilla, ele é outra unidade que você deve OBRIGATORIAMENTE experimentar!

*A miniatura já tem alguma idade, não não deixa de ser uma das mais bonitas já feitas.*

Remotes

Os remotes de Haqqislam não são nada especiais, mas são interessantes para dar um pouco mais de liberdade na hora de criar listas, alguns podem oferecer um ordem regular por 8pts, o mais barato que você vai conseguir aqui.

Além disso, o Shihab com HMG+total reaction é muito útil (principalmente com Assisted Fire) pra ARO e turno ativo, o Kameel EVO também pode dar alguns bônus interessantes dependendo da sua lista e o Rafiq te dá acesso a um FO com move 6-4 e sensor (ótimo contra exércitos com muito Camo/TO).

Não são essenciais, mas ajudam bastante.

Menções Honrosas

Outras unidades interessantes mas que não acho necessário discutir muito são:

  • Kum Riders/Kasym Beg/Zuleyka (são miniaturas lindas, mas nem sempre entram nas listas).
  • Lasiqs.
  • Barids (Muito versáteis e ótimos Lts., mas pra tirar melhor proveito da maioria dos profiles você precisa saber bem sobre Hackers)
  • Hunzakuts.
  • Halqas.

Evite!

Nem todas as unidades têm perfis que serão usados no army vanilla, então, caixas que vêm várias miniaturas da mesma unidade normalmente não compensam se você não for jogar com setorial, por exemplo: os Ghulams (os básicos que vêm nos starters são mais do que suficientes se você não for fazer um linkteam com eles), KTS (o perfil de engenheiro é provavelmente o único que você vai usar fora do setorial), Sekban, Muyibs, Odaliscas, Janissaries, Govads, Djanbazan… São unidades que o AVA é bem mais reduzido em vanilla e/ou só compensa por um ou outro profile na lista, ou que outra unidade de um setorial diferente faz um trabalho similar melhor.

Se você gosta e quer ter a caixa, fique a vontade, mas tenha consciência de que se não for jogar com o setorial, você terá várias miniaturas que ficarão de enfeite.

É isso, espero que esse pouco de conhecimento que tenho pra dividir possa te ajudar!

RELEMBRANDO: proxy é sempre bom, se você quer experimentar uma unidade nova, não fique com vergonha, faça proxy!

(matéria originalmente publicada no blog Acerto Crítico, do nosso colaborador Felipe Galeno)

Curtiu a matéria? Você encontra Infinity no Brasil na Game Vault; caixas básicas, expansões, acessórios, game mats… faça uma visita ao site, lá você encontra dezenas e dezenas de produtos de Infinity, e muito mais!

 

2 comentários em “Começando com Haqqislam!

  • 03/29/2018 em 9:41 pm
    Permalink

    Ola, estou começando a jogar com um amigo em Recife, gostaria de saber se há algum local para ver listas como no juggler de x-wing e queria saber o que significa vanilla. Desde já gostaria de dizer que adorei o artigo.

    Resposta
    • 04/02/2018 em 8:07 pm
      Permalink

      ola, Anderson! vanilla e quando vc usa todas as opções da facção, sem um setorial definido. Para ver as listas, de uma olhada nos foruns da Corvus Belli!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *