Power Ranking Minas Gerais 2017

Caros pilotos, sejam bem vindos!

 

E finalmente chegamos ao final deste fatídico ano, que está sendo avaliado pelos nossos Mestres Jedi como o melhor ano no cenário competitivo do X-wing, e particularmente o meu primeiro ano como jogador.

Todas as regiões cresceram em número de jogadores!

Nunca antes haviam ocorrido tantos torneios sejam oficiais, ligas locais ou mesmo campeonatos Online!

E as Waves finalmente estão chegando mais rápido do que a Millenium Falcon percorrendo a rota de Kessel (14 Parsecs…)!

Mas, com toda esta evolução no cenário do X-wing Brasileiro, ao chegar no final do ano muitas pessoas se perguntam: “Será que eu fui bem este ano? Será que eu fui um bom jogador?”

Para responder esta pergunta, pelo menos no cenário competitivo das Minas Gerais (por enquanto pelo menos…) estamos lançando o Power Ranking Mineiro 2017.

 

O que é o Power Ranking?

O Power Ranking nada mais é do que um processo de análise dos resultados de esportes competitivos com objetivo de prover uma avaliação para cada time ou jogador, de forma a criar um ranking.

Sistemas comuns incluem avaliações de especialistas, votações online, sistemas de computador, etc.

Wikipedia: Sports rating system

 

Torneios Considerados:

Para criação do Power Ranking Mineiro 2017, foram considerados os torneios:

Campeonato Nacional 2017, Regional MG 2017, Store Clubenerd, Store UGcardshop, Red5open BH, Gonna Fly Now , Cleiton Ball e todas as Etapas da Liga Uai-wing

 

 

Critérios e Metodologia de cálculo:

Para avaliação dos jogadores mineiros durante o ano de 2017, desenvolvemos fórmulas matemáticas com o intuito de valorizar o resultado individual de cada jogador, em cada torneio que o mesmo participou.

 

Estas fórmulas levam em consideração:

  1. Quantidade de participantes.

Este é o principal fator de premiação. Quanto mais pessoas, mais difícil é o torneio, e portanto maior será a premiação dos participantes de acordo com a sua posição final.

Esta premiação é feita de forma proporcional à colocação de cada participante. Por ex. num torneio de 42 pessoas, o primeiro colocado ganhará 42 pontos, o vice ganhará 21 e o top 4 ganhará 10,5 pontos.

 

  1. Bônus por vitória

Outro fator que sempre é levado em consideração é a quantidade de vitórias nas rodadas do suíço.

Este fator é aplicado de forma direta, sendo que cada vitória nas rodadas suíças soma 1 ponto de bônus.

 

  1. Bônus de acordo com a Classificação no CUT e importância do torneio

Para os campeonatos que possuem fase de mata-mata, os participantes recebem uma bonificação de acordo com a posição final que atingiram no mata-mata , com o número de vitórias com a qual classificaram, modificado por um fator de importância do torneio.

Isto significa que torneios de maior importância possuem maior bônus do que torneios de menor expressão.

 

Exemplo de cálculo:

Abaixo deixo fórmulas e exemplo de cálculo para Primeira e Segunda colocação dos torneios, para melhor entendimento.

Caso prefira (Ou ache um saco e chato pra caramba), pule diretamente para os resultados.

 

 

Resultados:

 

 

TOP 10:

#1

Com 192 pontos, Rodrigo Muzzi foi eleito o melhor jogador mineiro no Power Ranking MG 2017.

O jogador obteve a segunda melhor média de pontuação em torneios que participou, foi o 4º jogador mais assíduo durante o ano, foi o vencedor do Regional de 2017 e do Store do Clubenerd e também o vice-campeão no Red5Open.

Estes resultados em torneios de grande expressão o levaram à vitória! Parabéns Muzzi!

 

 

#2

Com 178,5 pontos, Lucas “Quaresmão da Massa” alcançou a segunda colocação no Power Ranking mineiro de x-wing.

Seus maiores méritos decorrem da excelente regularidade e incrível assiduidade de 100% , da vitória na 4ª etapa do Uai-wing “Voa Panda”, que foi a maior etapa da liga Uai-wing no ano, e também do Top8 no campeonato nacional.

 

#3

Com sua vitória na 9ª Etapa do Uai-Wing, a vitória no 2º Gonna Fly Now, 2º lugar em assiduidade e 8ª melhor média de pontos por torneio, Rafael Carneiro atingiu os 140,7 pontos e foi eleito o terceiro melhor jogador de X-wing em Minas Gerais no ano de 2017.

 

#4

Detentor da melhor pontuação na liga Uai-wing, de acordo com nossa métrica de avaliação, e vencedor de duas etapas do torneio (7ª e 8ª), André Landre alcançou a quarta colocação no Power Ranking Mineiro de 2017.

 

#5

O grande Campeão das Bolas do Cleiton, e campeão da 2ª etapa do torneio Uai-wing não poderia ficar fora deste top 10! Com 115,9 pontos, Rafael Gripp alcançou a 5ª colocação no Power Ranking de 2017!

 

#6

Nosso integrante da Loucademia de Policia não poderia ficar de fora!

Jogador com a 2ª melhor assiduidade em torneios, e jogador mineiro com a terceira melhor colocação no campeonato nacional, Douglas Kataki atingiu a 6ª posição do ranking, mostrando que regularidade e participação valem a pena!

 

#7

Com a terceira melhor média de pontos em torneios, campeão da 6ª etapa do torneio Uai-wing,  o grande campeão da 2ª Liga Tits (que infelizmente não contou pontos para este ranking),  conquistou a 7ª posição do Power Ranking 2017 com 91,39 pontos, e quem é ele? Quem? Quem? EU, é claro! Marcelo Barbosa!

E quem não gostou, que faça seu próprio ranking… rsrsrs.

 

#8

Campeão da 5ª etapa do Uai-wing, e criador da lista mais polêmica do ano, com 91,35 pontos o swingueiro Guilherme Noronha alcançou a 8ª posição do Power Ranking.

 

#9

Conhecido por muitos como Palpadantas, o detentor dos dados mais eficazes do mundo, segundo melhor jogador mineiro no Campeonato Nacional,  e campeão da primeira etapa do Uai-wing, Marcelo Dantas alcançou 88,7 pontos e a 9ª colocação do TOP 10 do Power Ranking 2017.

 

#10

Fechando o Top 10, temos o líder do Swarm Mineiro. Jogador com excelente assiduidade em torneios e Campeão da 3ª Etapa do Uai-wing, Hamilton Baeta atingiu a 10ª colocação no Power Ranking Mineiro de 2017 com 88,5 pontos.

 

Outros indicadores:

TOP 10 – Maiores pontuações individuais por torneio


Avaliando as 10 maiores pontuações individuais que os jogadores mineiros receberam, é possível entender um pouco da composição do TOP 10.

Tirando o Campeonato Nacional, onde o campeão levaria em média 200 pontos, os campeonatos Regional e Red5open foram os que tiveram as melhores pontuações para os primeiros colocados, sendo 51 e 50 pontos respectivamente. Porém, assim como o Nacional, o Red5Open foi vencido por jogadores que estão em nossos corações, mas fora de Minas Gerais, e que portanto não estão em nosso ranking.

Em relação à premiação dos campeonatos locais recorrentes, a Liga Uai-wing, que teve uma média de participantes de 19,8 pessoas, premiou em média 23,9 pontos aos primeiros colocados, sendo o maior resultado a 4ª Etapa que premiou 30 pontos ao campeão Lucas Quaresma, e o menor resultado a 1ª Etapa que premiou com 16 pontos o campeão Marcelo Dantas.

Já os torneios Gonna Fly Now, tiveram uma média de 16,6 participantes e premiaram aos primeiros colocados uma média de 25,7 pontos, sendo que o 1º Gonna Fly Now teve uma excelente pontuação de 33 pontos, o 2º com 24 pontos e o 3º e ultimo premiando somente 20 pontos ao campeão.

Dentro das 10 maiores pontuações individuais, somente dois jogadores ficaram fora do TOP 10, sendo um destes o Giovanni Diniz que ficou em 11º lugar com 61,8 pontos e apenas 44% de assiduidade, e o Wilson Braga que saiu da orla exterior somente duas vezes no ano para faturar o 1º Gonna Fly Now e ficar na 18ª colocação geral distorcendo a média de pontos por torneio.

 

TOP 10 Jogadores mais assíduos:

Falando sobre os jogadores com mais participações em campeonatos, somente dois jogadores ficaram fora do top 10, são estes Denis, nosso Margarida do X-wing, que ficou na 13ª colocação com 61% de assiduidade, o que considerando que ele precisa atuar como Juiz em muitos torneios é aceitável, e o outro jogador é Rafael “Darth Fimose” Guimarães, que ficou na 15ª colocação e é conhecido por fugir com as naves do combate nas horas mais críticas…

Uma vez que a maior parte dos jogadores mais assíduos, também faz parte da lista do TOP10, é de se entender que a regularidade em torneios é essencial para se manter no topo.

 

 

TOP 10 – Maiores médias:

Analisando o TOP10 de jogadores com melhores médias em torneios verificamos que 40% dos jogadores não estão no TOP10 do Power Ranking por basicamente apresentarem baixa assiduidade.

Destes 04 jogadores, está o Sr. Wilson Braga que venceu um grande torneio e desapareceu nos demais, como já havíamos relatado anteriormente.

Além dele, tivemos também nosso General Rebelde Ademar, que participou de somente 04 torneios no ano, sempre com excelentes resultados, e que ficou na 17ª colocação geral com 40,4 pontos;

Tivemos também o Giovanni Diniz que cutucou o top 10 do Hamilton Baeta (já comentamos anteriormente), e também o Filipe Freitas que de meados de 2017 até o final do ano, angariou excelentes resultados ficando na 14ª posição geral com 43,1 pontos.

 

Lista Completa:

Abaixo encontra-se a lista completa dos jogadores mineiros registrados nos torneios.

É importante ressaltar a enorme complexidade para filtrar e manter esta lista, e caso algum jogador mineiro, que tenha jogado em 2017, encontre alguma divergência, ou não encontre seu nome na lista, peço por favor entrar em contato com o time do Uai-wing para que possamos corrigir.

Caso algum jogador não deseja participar desta lista e prefira ter seu nome removido, peço também entrar em contato, que assim o faremos.

O intuito deste Ranking não é denegrir a imagem de nenhum jogador, mas sim premiar e parabenizar os jogadores de acordo com seus resultados em torneios, incentivando todos os jogadores a crescer dentro do ranking.

 

Power Ranking MG 2018

Nossa expectativa, a partir deste ponto, é continuarmos com o Power Ranking Mineiro por temporada, o que significa considerarmos os resultados desde o início do ciclo de Stores (destes que já aconteceram), passando pelos Regionais, pelo Nacional e fechando a conta com o resultado no Mundial.

É claro que existe a expectativa e vontade de considerar um Power Ranking Brasileiro, mas este é um caminho longo e trabalhoso a ser percorrido, onde neste momento não temos nem mesmo previsão de acontecer.

 

FELIZ NATAL E UM EXCELENTE 2018!

É isso aí galera, queria desejar à todos um Feliz Natal e um 2018 cheio de realizações, saúde, paz e navinhas!!

E que a força esteja conosco!

 

PS: Se o post foi lançado após o Natal e o Ano Novo, a culpa é do BTL Uai-Wing que atrasou, ou seja, é do Denis…

Falando nisto, não se esqueça de seguir o melhor Podcast de X-wing de Minas Gerais: http://www.podbean.com/media/share/pb-bx3sq-821416

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *