Kylo Ren – Venha que vou lhe usar!

O Red5 Open está chegando, e squads bastante fortes que podem ser usados são os que tem Kylo Ren como crew do Chiraneau, junto com Palpatine.

Este combo  maximiza a chance de tirar um crítico, seja pelo rolamento ou manipulação do dado, através de duas condições:

  • A habilidade do Chiraneau (transformar um focus em crítico em alcance 1 e 2)

  • A habilidade do crew Palpatine (escolher o resultado de um dado antes do rolamento).

Lembrando, Kylo Ren possui uma action que aplica a condição “I’ll show you the dark side” a um inimigo, permitindo que você escolha um crítico da categoria “Pilot”. Quando dito crítico é rolado (ou escolhido), a carta escolhida é aplicada no alvo.Importante! O crítico passa para a nave inimiga mesmo que ela ainda tenha escudos, não esqueça!

Os críticos de piloto são:

Blinded Pilot
You cannot perform attacks.
After your next opportunity to attack (even if there was no target for an attack), flip this card facedown.

Damaged Cockpit
Starting the round after you receive this card, treat your pilot skill value as “0”

Shaken Pilot
During the Planning phase, you cannot be assigned straight maneuvers.
When you reveal a maneuver, flip this card facedown.

Stunned Pilot
After you execute a maneuver, if you are touching another ship or overlapping an obstacle token, suffer 1 damage.

Lembrando, o deck de dano é composto de:
2x Blinded Pilot
2x Console Fire
2x Damaged Cockpit
2x Damaged Engine
2x Damaged Sensor Array
7x Direct Hit!
2x Loose Stabilizer
2x Major Explosion
2x Major Hull Breach
2x Shaken Pilot
2x Structural Damage
2x Stunned Pilot
2x Thrust Control Fire
2x Weapons Failure

Agora, no meta atual, qual crítico vale aplicar em quem?

Triple Jumps
(Exemplo: Contracted Scout (JumpMaster 5000) Plasma Torpedoes R4 Agromech Guidance Chips Burnout SLAM Attanni Mindlink Cikatro Vizago; Contracted Scout (JumpMaster 5000) Extra Munitions Plasma Torpedoes R4 Agromech Guidance Chips Attanni Mindlink Intelligence Agent; Contracted Scout (JumpMaster 5000; Extra Munitions Plasma Torpedoes R4 Agromech Guidance Chips Attanni Mindlink Intelligence Agent)

Contra a Triple Jumps, aplicar Blinded Pilot ou Stunned Pilot podem ajudar. O Blinded vai prevenir o disparo de um torpedo, minimizando o dano do alpha strike forte que esta lista faz. Stunned pode atrapalhar pois como as bases são grandes, é inevitável que a JM bata ou passe por cima de um obstáculo.

Triple Jumps ganham jogos com disparos coordenados dos torpedos, dando dano massivo. Prevenir isto é um caminho.

Chinapura
(Exemplo: Dengar (JumpMaster 5000) Extra Munitions Plasma Torpedoes Punishing One Unhinged Astromech Guidance Chips Burnout SLAM Expertise K4 Security Droid; Tel Trevura (JumpMaster 5000) Extra Munitions Plasma Torpedoes Unhinged Astromech Guidance Chips Burnout Slam Veteran Instincts K4 Security Droid)

Contra Chinapura, a lista vencedora do último mundial, o melhor crítico a ser aplicado, na minha opinião, é Damaged Cockpit, primeiro no Dengar, depois no Tel. Lutar contra um Dengar PS0 (e qualquer outro ace, neste caso) equivale a não somente atirar primeiro, mas se mover depois, conseguindo assim sair do arco da Jumpmaster (e neste caso não tomar o double tap!) Dengar vai te atacar com somente um ataque, tendo sua habilidade principal anulada assim. Fica muito mais fácil! Blinded ajuda também, porém pode ser limpo com o double tap (mas é menos um ataque que se leva).

Chinapura ganha jogo devido ao posicionamento absurdo das JMs, os double taps do Dengar e a capacidade de absorver dano do Tel Trevura; mitigando isto, a lista se torna mais gerenciável.

NymDash
(Exemplo: Captain Nym (Scurrg H-6 Bomber) Twin Laser Turret Havoc Advanced Sensors “Genius” Engine Upgrade Veteran Instincts Bomblet Generator; Dash Rendar (YT-2400) Outrider Lone Wolf Rey Heavy Laser Cannon)

Contra Nym e Dash, jogar o PS do Nym para 0 com Damaged Cockpit pode ajudar, visto que ele atacará com o TLT por último (geralmente um ataque de TLT a PS10 te força a gastar tokens, limpando suas defesas para o HLC do Dash fazer estrago). Com PS0, ele é forçado a andar primeiro, soltando as bomblets antes do seu movimento. Com a mobilidade do Chiraneau, fica mais fácil de as evitar assim.

Novamente, Blinded ajuda, assim como Shaken (o impedindo de voar reto contra você para lhe bombardear) ou Stunned após o PS0, pois ele terá medo de bater e tomar dano. Contra o Dash, Damaged Cockpit ajuda (a YT2400 é, de certa forma, frágil), assim como Blinded e o Shaken, que acabaria fazendo com que o provável movimento dele fosse um 3 Bank (Dash quer se distanciar de você sempre).

Nymranda
(Exemplo: Miranda Doni (K-Wing) Twin Laser Turret Extra Munitions Advanced SLAM Sabine Wren Conner Net Cluster Mines Thermal Detonators; Captain Nym (Scurrg H-6 Bomber) Twin Laser Turret Havoc Advanced Sensors “Genius” Engine Upgrade Veteran Instincts Bomblet Generator)

Contra NymRanda, usar Shaken pode ajudar contra o movimento com Advanced Slam para soltar as bombas, pois ela seria obrigada a fazer seu primeiro movimento em curva, o que pode a tirar do curso). Eu usaria os dois Shaken nela, depois, Blinded ajuda contra os ataques de TLT.

O problema é que o payload de bombas da Miranda é brutal, portanto o melhor a se fazer é ficar longe dela. Contra este tipo de Nym, a mesma solução que apresentamos acima se aplica.

Denym
(Exemplo: Dengar (JumpMaster 5000) Extra Munitions Plasma Torpedoes Punishing One Unhinged Astromech Guidance Chips Expertise K4 Security Droid; Captain Nym (Scurrg H-6 Bomber) Autoblaster Turret Havoc Advanced Sensors “Genius” Guidance Chips Cruise Missiles Veteran Instincts Bomblet Generator)

Contra Denym, acho que as soluçãões para o Dengar da lista Chinapura, e Nym do NymDash, se aplicam.

Fair Ship Rebels 2.0
(Exemplo: Jess Pava (T-70 X-Wing) Pattern Analyzer Selflessness R2-D6; Captain Rex (TIE Fighter); Lowhhrick (Auzituck Gunship) Draw Their Fire Tactician “Chopper”; Biggs Darklighter (X-Wing) Integrated Astromech R4-D6)

Por último, contra Fair Ship Rebels 2.0 temos que quebrar a corrente da lista, executando o mais rápido possível o Biggs (que acaba sendo alvo prioritário).

Um Damaged Cockpit pode atrapalhar o Biggs, que geralmente voa atrás, e vai ter que andar primeiro e consequentemente bater, perdendo actions e forçando o squad a ficar pra trás. Caso a Jess ou Lowrick usem Draw their fire para puxar o crítico, tomará um de dano, ficando a condição no alvo inicial. Shaken atrapalha o combo pois forcará um provável bank 1, segurando o squad. Com somente 3 de hull, o jogador de FSR com certeza usará DTF  para aumentar a vida do Biggs, possibilitando espalhar críticos e dano (caso use o DTF de cara, melhor ainda, já começa perdendo escudo e o Biggs com o crítico!), Stunned (Biggs atrás, com PS0, andando primeiro e tomando dano ao bater nas naves da frente!), em seguida Blindeds (X-Wings batem forte!).
Acredito que assim o combo do FSR será quebrado (o dial da Auzituck é bem ruim também), as naves se dispersarão e Chiraneau poderá atacar pelas costas com mais facilidade.

No X-Wing, não existe receita de bolo, por mais que alguns usem a internet para se inspirar em decks, a experiência e forma de pilotar é que decidem o resultado da partida. Kylo Ren é um tripulante MUITO FORTE na Decimator, e não deve ser subestimado! Espero que com as dicas acima, fique mais fácil de conseguir vitórias para seu Chiraneau.

Boa sorte, e divirta-se!

Um comentário em “Kylo Ren – Venha que vou lhe usar!

  • 10/19/2017 em 9:49 pm
    Permalink

    Depois desse port eu vou mudar de esquadrão!!! 😛

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *