Thrawn & Unkar – Destrinchando o Deck

To defeat an enemy, you must know them. Not simply their battle tactics, but their history, philosophy, art. – Grand Admiral Thrawn

 

Sejam bem-vindos caros leitores! Na coluna de hoje trazemos um dos decks mais esperados desde o anúncio de Império em Guerra pela FFG. O chiss favorito dos fãs de Star Wars não só voltou a ser cânone com a sua introdução na série animada Star Wars Rebels como já ganhou um romance (Thrawn) escrito pelo seu criador Timothy Zahn, e agora também faz parte de Star Wars Destiny como um dos personagens Lendários da nova coleção, com o único objetivo de dominar o meta!

A deck list apresentada abaixo levou duas pessoas ao topo do pódio em dois torneios locais nos EUA (um deles valendo o season kit do terceiro trimestre), mostrando assim a sua consistência. Então sem mais delongas vamos a deck list:

  • Campo de Batalha: Centro Médico
  • Um Bem Valioso (x1)
  • Senhor do Crime (x2)
  • Chantagem (x2)
  • Droide de Interrogatório (x2)
  • Inspeção Imperial (x2)
  • Resgate (x2)
  • Droide Sonda (x2)
  • Hound’s Tooth (x2)
  • Centro de Detenção (x1)
  • Carta na Manga (x1)
  • Confiscar (x2)
  • Ele Não Gosta de Você (x1)
  • Eletrochoque (x2)
  • A Melhor Defesa… (x2)
  • Um Quarto de Porção (x2)
  • Compra de Estoque (x2)
  • Coerção (x2)

Começando pelo Campo de Batalha, em Centro Médico temos um ótimo exemplo de um Campo de Batalha cuja habilidade de reivindicar não é útil para nosso oponente (já que o deck não possui nenhuma maneira de causar dano) mas pode fazer uma grande diferença para nós, mantendo nossos personagens vivos por mais tempo, quem sabe tempo suficiente para descartar o resto do deck do nosso oponente e nos dar a vitória.

Com as habilidades do Thrawn e do Unkar conseguimos descartar duas cartas da mão do nosso oponente todo turno consistentemente. A principal condição de vitória desse deck é acabar com as cartas do deck do oponente, o famoso mill. Este deck é considerado o primeiro deck de controle verdadeiro criado no jogo. Nosso plano de jogo com ele é controlar o oponente enquanto acabamos com o seu deck para então vencer o jogo.

Para colocar em prática essa estratégia contamos com um grande número de suportes e eventos, com apenas cinco cartas de melhorias. Um Bem Valioso nos ajuda a mitigar o dano adversário simplesmente retirando um dos dados de personagem do adversário. Já Chantagem nos dá um ótimo dado (cheio de faces com Descarte e Interferir), que em geral lhe fornecerá pelo menos um recurso, retirado do oponente. Já Senhor do Crime nos dá uma condição de vitória secundária, sendo possível derrotar personagens inimigos caso necessário.

Passando agora para os suportes, começamos com Centro de Detenção. Ele é mais uma maneira de remover dados do oponente. Na pior das hipóteses ele será uma carta que lhe custou 3 recursos e duas ações para remover dois dados de personagem do seu oponente.

Resgate é a melhor maneira de sufocar a economia do seu oponente, exercendo uma das faces de controle deste deck, pois limitando seus recursos limitamos suas escolhas.

Inspeção Imperial é mais um suporte que oferece um aspecto de controle ao deck, devolvendo para a mão do oponente uma melhoria que custe até dois recursos. Dessa forma mitigamos o dano (removendo uma melhoria com dado por exemplo), fazemos com que nosso oponente gaste mais recursos se quiser colocar a melhoria em jogo mais uma vez, e ainda podemos descartar essa carta mais tarde usando as habilidades do Thrawn ou do Unkar.

Droide de Interrogatório vai nos dar mais uma possibilidade de descarte consistente durante o turno. Já Droide Sonda nos dá mais uma oportunidade de olhar a mão do oponente (apenas duas cartas) e descartar todas as cartas reveladas que forem eventos.

Finalizando os suportes temos a Hound’s Tooth, que é um dos mecanismos geradores de recurso do deck, seja através da suas faces do dado com recursos, seja através da sua habilidade.

Olhando para os eventos temos Ele Não Gosta de Você, Eletrochoque, A Melhor Defesa… e Um Quarto de Porção voltados para remoção de dados.

Confiscar tem um efeito semelhante ao de Inspeção Imperial, onde podemos gastar um número de recursos igual ao custo de uma melhoria para retorná-la para a mão do nosso oponente.

Carta na Manga seria uma maneira de utilizar Senhor do Crime sem ter que pagar para colocar a melhoria em jogo, economizando 4 recursos e uma ação para rolar seu dado direto no pool e assim surpreender seu oponente.

Coerção é um ótimo evento que além de nos revelar a mão do oponente ainda o força a usar a sua próxima ação para jogar um evento de sua mão a nossa escolha.

Por último temos Compra de Estoque, a carta que vai nos permitir descartar quase que inteiramente o que sobrou do deck adversário após três ou mais rodadas. Esse evento configura a principal condição de vitória desse deck.

A grande estratégia aqui é sufocar a economia do oponente e abusar das remoções de dados com nossos suportes e eventos, e ir descartando as cartas chave da mão do nosso oponente restringindo as suas opções de jogada enquanto acumulamos recursos para o mill final com Compra de Estoque.

Obviamente é mais fácil falar do que fazer. Este é um dos decks mais difíceis de se pilotar do formato atual, no entanto tem um enorme potencial nas mãos de um jogador experiente e bem treinado. Se você acha que está a altura do desafio, junte-se ao Grand Admiral Thrawn, mostre seu intelecto superior e suas táticas infalíveis para acabar com os planos inimigos e trazer a vitória absoluta para o grande Império Galático!

Por hoje é só pessoal, continuem ligados no RED 5 para mais conteúdo sobre Star Wars Destiny!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *