Chewie Vingador: a construção de um Squad (até então) desacreditado.

Olá Pessoal, meu nome é Junior e sou jogador do ABC Paulista. Regularmente nos encontramos ali na CHQ Cards para jogar X-Wing (terças, sextas e finais de semana, sintam-se convidados para jogar conosco).

Fui convidado pelo Daniel Jobz para contar um pouco de como foi a construção do Squad “Chewie Vingador”, que criei há algum tempo. Já joguei 51 partidas com este esquadrão e a contagem só aumenta!

Como antigo jogador de Magic, sempre gostei de criar coisas novas, funcionais e “fora do meta”. Nunca curti decks prontos ou mesmo listas pré-montadas. No X-Wing não foi diferente, sou o que pode considerar hipster no jogo. Claro que na curva de aprendizado desse “estilo de jogo”, você acaba construindo coisas bizarras, outras não funcionam como você imaginava que funcionariam, contudo vez ou outra acaba acertando. Foi assim com meu primeiro Squad que considerei competitivo, o Biggs Imortal (em um outro episódio conto mais para vocês).

A primeira vez que li a carta do Chewie novo pensei: “Cara, dá para montar algo legal com isso aqui”. Logo, corri para o Juggler para ver se estavam usando e como estavam usando para que eu fizesse algo novo e diferente. Para minha surpresa, ninguém dava bola para esse carinha Nervoso e Vingativo, o que me abriu um grande leque de possibilidades.

Foi aí que pus na mesa para testar o óbvio: quanto mais naves tivessem para matar, maior as chances de ativar a habilidade do novo Chewbacca: “Quando uma nave aliada for destruída (sem que tenha fugido do campo de batalha) em range 1-3, você pode realizar um ataque.”.

Fiz a versão Beta do Squad com o Chewie e mais 4 Z-95 peladas.

=============== Chewie Vingador ===============

100 points Pilots —— Chewbacca (Heroes of the Resistance) (52) YT-1300 (42), Predator (3), Rey (2), C-3PO (3), Millennium Falcon (Evade Version) (1), Tactical Jammer (1)

Bandit Squadron Pilot (12) x 4

Link: http://xwing-builder.co.uk/view/755914/chewie-vingador-v1

=============================================

No Chewie segui o seguinte raciocínio: “Preciso otimizar minhas oportunidades de ataque e inibir a vontade do meu adversário em focar o Chewie”. Então, coloquei um set de Upgrades que me proporcionasse isso: Predator (EPT), Rey (Crew), C-3PO (Crew), Millenium Falcon (Título – Versão de Evade). Mesmo assim, com 4 Zs meus adversários se saiam melhor. Fazer entrar 2 dados de dano era muito complicado, logo bastava ignorar as Zs e focar no Chewie… uma hora ele não iria aguentar.

Então parti para uma segunda opção, o segredo não devia estar apenas em muitas naves no playmat, mas sim em naves que, se não fossem atacadas, trariam problemas para o adversário. Assim parti para uma opção mais ameaçadora, agora com 3 Zs, mas que poderiam trazer um grande output de dano. A segunda versão saiu assim:

=============== Chewie Vingador ===============

100 points Pilots —— Chewbacca (Heroes of the Resistance) (52) YT-1300 (42), Predator (3), Rey (2), C-3PO (3), Millennium Falcon (Evade Version) (1), Tactical Jammer (1)

Bandit Squadron Pilot (16) x 3 Z-95 Headhunter (12), Concussion Missiles (4), Guidance Chips (0)

Link: http://xwing-builder.co.uk/view/685528/chewie-vingador#

=============================================

O meu deploy me ajudava bastante: Chewie de um lado do playmat virado para o lado e as demais naves do outro, viradas de lado também, e indo de encontro ao peludão. Os asteroides e debris protegendo o meio do playmat me permitiam fazer um jogo desacelerado e guardando foco na Rey. O que potencializava o jogo do Chewie.

Essa versão se mostrou mais eficiente. Já conseguia ameaçar mais os oponentes, mas perder as Zs logo não garantiam que o Chewie faria o resto do trabalho com eficiência. Contra o Squad tradicional do Chirpy, por exemplo, eu até conseguia levar o Inquisitor ou levar metade do próprio Chirpy, mas perder duas Zs (32 pontos), me faziam perder o jogo por pontos.

Por fim, entendi que as demais 3 Naves deveriam ter outras funções além de morrer para que o Chewie Trigasse sua habilidade:

  1. Desviar a atenção do oponente: O que focar? Quando focar? Tenho que mudar o foco? Foquei errado? Essa indecisão se tornaria meu grande trunfo para fazer o Squad funcionar bem.
  2. Impactar no poder de fogo do oponente: Reduzir a capacidade ofensiva do oponente daria uma sobrevida maior ao Chewie.
  3. Proteger o Chewie de forma mais ameaçadora para o oponente: Na cabeça do adversário ele vai tentar partir para cima do Chewie, mas e o block? E as 3 naves em R1 com foco ou TL, como lidar com elas?

Por fim, mudei as naves, esqueci as Zs (ok, uma ficou e ela dá trabalho rsrs) e tratei de colocar outras naves que atendessem as premissas que estabeleci antes para que o Squad funcionasse melhor.

================== Chewie Vingador V3 ==================

100 points Pilots —— Chewbacca (Heroes of the Resistance) (50) YT-1300 (42), Predator (3), Rey (2), C-3PO (3)

Captain Rex (14) Sabine’s TIE Fighter (14)

Rookie Pilot (24) X-Wing (21), M9-G8 (3), Integrated Astromech (0)

Bandit Squadron Pilot (12)

Link: http://xwing-builder.co.uk/view/709745/chewie-vingador-v3#

======================================================

Apesar de forte (fiz 4-0 com essa versão), eu estava realmente sentindo falta do Título da Millenium. Fiz até uma versão com o Stressbot no Rookie Pilot, que funcionou super bem, mas os Arcs Dodgers ainda me davam bastante trabalho.

Foi então que pensei numa mudança estratégica e que protegeria o Chewie melhor. Troquei a X-Wing por uma Y-Wing genérica e coloquei uma Torre de Autoblaster nela e possibilitei o retorno do título para a MF. A ameaça de tomar 2 hits sem defesa inibiu os Aces de se aproximarem tanto do Chewie e as vitórias foram aparecendo.

======================== Chewie Vingador V. Final ========================

100 points Pilots —— Chewbacca (Heroes of the Resistance) (51) YT-1300 (42), Predator (3), Rey (2), C-3PO (3), Millennium Falcon (Evade Version) (1)

Gold Squadron Pilot (23) Y-Wing (18), M9-G8 (3), Autoblaster Turret (2)

Captain Rex (14)

Bandit Squadron Pilot (12)

View: http://xwing-builder.co.uk/view/714553/chewie-vingador-v-final

=======================================================================

Com esse Squad conquistei 2 torneios na CHQ, um terceiro lugar em uma das etapas da Liga Paulista da NextTurn e vi meu amigo Rodolfo (o Gringo) ganhar um torneio no Chile com ele. Agora são 41 vitórias e 10 derrotas com esse Squad… e a primeira derrota a gente nunca esquece…

Foi contra meu amigo da CHQ e sempre rival Glauber Matos (Kakaroto, seu Verme Maldito, rsrs), que usava o Nien Numb, Jess Pava e uma U-Wing com seu chatíssimo BoShek (que viria a jogar meu Chewie Full pra fora do playmat).

Os jogos mais épicos que considero foram três e contra o mesmo Squad: “Chinapura” , contra Jobz, Juarez (o sem sobrenome) e o mito Leandro Grego (que sempre ouvia falar e pensava “deve ser #@$& jogar contra ele” e foi).

No primeiro embate contra o Jobz, tracei uma estratégia e deu (quase) certo: blocar o Dengar com Chewie e bater no Trevura com tudo que tenho. Aconteceu justo contrário: bloquei o Trevura e acabei levando o Dengar primeiro. Reduzir um de ataque com o Rex, contra o Dengar, faz muita diferença. Foi o jogo que ganhei e me deixou próximo do primeiro título na CHQ (na terceira rodada).

No segundo jogo contra, foi a vez do Juarez… ele fez o certo, focou o Chewie, segui aquela estratégia que tracei contra o Jobz e perdi por 2 pontos: ele levou minha MF e eu levei metade das duas Jumpmasters. Dengar ficou por 2 de vida e o Trevura por 1, mas ainda tinha a FenixDown. Jogaço sem dúvida. Acho que o que mais o intrigou no jogo foi o Rex, com 14 pontos, anular um título de 12 da Jumpmaster… hehehe 😉

O terceiro contra o Grego foi o jogo da oportunidade. Um pequeno vacilo dele (e uma rolagem de dados linda) me permitiu vencer esse jogo na terceira etapa da liga na NextTurn. Ele bumpou o Dengar atrás do Trevura, mas a ponta da nave pegou no meu Debris, ou seja, sem Expertise no seu contra ataque e nesse mesmo round, a range 1, o Chewie levou a melhor ao encaixar um double damage no Dengar (que já havia perdido um escudo ao tirar crítico no Debris).

Agora preciso testar uma versão nova desse squad (segue abaixo para vocês me ajudarem a testar) e ver como se sai, mas no geral esse Squad é divertido e competitivo. Se você está lendo e não é de São Paulo, teste por aí. Tenho certeza que vai pelo menos dar boas risadas com ele.

================= Chewie Novo Teste =================

100 points Pilots —— Chewbacca (Heroes of the Resistance) (51) YT-1300 (42), Predator (3), Rey (2), C-3PO (3), Millennium Falcon (Evade Version) (1)

Green Squadron Pilot (19) A-Wing (19), A-Wing Test Pilot (0), Chardaan Refit (-2), Draw Their Fire (1), Selflessness (1)

Captain Rex (14)

Sabine Wren (16) Sabine’s TIE Fighter (15), Selflessness (1) ——

View: http://xwing-builder.co.uk/view/723712/chewie-novo-teste

===================================================

Deixo também meu agradecimento a alguns jogadores que sempre trocam ideia comigo sobre formação de Squads e estratégias e que, sem dúvidas, me ajudaram a ser um jogador mais competitivo, são eles: Daniel Jobz, Diogomator, Toi, Glauber Matos, Daniel Brasil, Gustavo Sousa (CHQ), Diego Danino e o Rafael “Gravatinha” Hënk.

Um abraço e até a próxima abiguinhus!

Um comentário em “Chewie Vingador: a construção de um Squad (até então) desacreditado.

  • 12/11/2017 em 5:06 pm
    Permalink

    Show de bola seu post, tô começando no jogo, mas sua descrição de inovar na build e a forma como criou cada uma, persistindo,… cara muito legal, inspirador!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *