Blog do eCast: Dissecando Cartas #2 – Capitã Phasma (JDJ2)

Depois de um Dissecando Cartas sobre uma melhoria (clique aqui para ler), temos hoje uma personagem nos nossos holofotes. Lançado nos Estados Unidos no último dia 1º, o starter para duas pessoas, denominado oficialmente Jogo para Dois Jogadores, pegou muitos de surpresa não apenas por ter sido anunciado e chegado às lojas no mesmo dia mas também por trazer quatro novas versões de personagens que já estavam presentes no jogo. Uma delas, em pouquíssimo tempo, se tornou a mais nova queridinha dos jogadores de vilão: a Capitã Phasma, Tática Implacável (Jogo para Dois Jogadores, 2).

Dica: Todas cartas citadas nesse artigo podem ser visualizadas clicando aqui.

Arte

De longe, essa carta tem a pior arte de personagem dos quatro presentes no starter. Enquanto a arte do novo Poe Dameron, Mais Que Um Piloto (Jogo para Dois Jogadores, 25) parece uma fotografia, a arte da Phasma incluída nessa carta me parece um Playmobil com skin da Phasma.

A própria Blaster da Capitã Phasma (Jogo Para Dois Jogadores, 4) tem uma arte muito mais bonita. Essa arte deveria estar na carta da Blaster, visto que o ângulo evidencia mais a arma, assim como a arte da carta da Blaster deveria estar nessa carta porque, de fato, evidencia mais a Phasma.

Vida

Embora essa nova versão da Capitã Phasma tenha menos pontos de vida do que a Capitã Phasma, Trooper de Elite (Despertares, 1), dez pontos é mais do que suficiente para a personagem, levando em consideração seu custo e sua inserção em times com dois dados (elite) mas principalmente com apenas um dado, afinal esta é a única personagem do jogo além da Rey, Prodígio da Força (Despertares, 38) com 9 de custo e 10 ou mais de vida.

Custo

Aqui mora o grande segredo da nova Capitã Phasma. Por si só, seu dado não tem nada extraordinário e seus pontos de vida são iguais a da maioria do personagens únicos do jogo, mas o que a torna fora do comum é custar apenas 9/13 para o que ela oferece. Fazendo um rápido comparativo com personagens de custo 9 como Guarda Real (Espírito da Rebelião, 12) ou Saqueador Tusken (Despertares, 22), a Phasma apresenta um dado muito mais consistente e dois pontos a mais de vida, que podem fazer toda a diferença no late game.

Não causará espanto se virmos esses personagens serem substituídos logo até mesmo em times que estão se dando muito bem em campeonatos como o eDarth Vader/Royal Guard.

Dado

Assim que o olho bate no dado da nova Capitã Phasma, é inevitável não lembrar do dado da Irmã da Noite (Despertares, 12). Apesar da habilidade e do custo menor em 1 ponto da Irmã da Noite, a Phasma  possui, além de dois lados de dano a distância (1 dano e 2 danos), um terceiro lado de dano vindo de um especial que já seria excelente se desse apenas 2 de dano, mas se torna ainda melhor podendo dar 3 de dano no late game.

Também não podemos esquecer de mencionar o lado de foco, que pode ser fundamental se a Phasma for utilizada em times também como um suporte, como para o FN-2199 (Espírito da Rebelião, 2) ou o Darth Vader, Aprendiz Sombrio (Espírito da Rebelião, 10), que podem necessitar de precisão em situações de bad roll nos dados das diversas melhorias que são atribuídas a eles durante as partidas.

Jogabilidade

Já foram inevitavelmente mencionadas algumas possíveis combinações com a Phasma, como com um Darth Vader, Lorde Sith (Despertares, 10) elite, Phasma apenas com um dado, ou com o outro Darth Vader, Phasma na forma elite, já que juntos elite completam os 30 pontos, mas acredito que veremos uma melhor jogabilidade se a nova Phasma estiver acompanhada de personagens focados no dano à distância assim como ela.

Duas ideias que vieram em mente não apenas pelo custo combinado ser 30 mas também porque são extremamente temáticas – afinal, antes de ser jogador de Destiny, eu sou um fã de Star Wars –, foram as seguintes:

ePhasma/Death Trooper/Stormtrooper: Apelide esse time como quiser, mas eu prefiro chamá-lo de O MonoRed que Você Respeita. Três personagens vermelhos, quatro dados iniciais e uma porrada de lados com dano à distância. Fica ainda mais interessante com a possibilidade de descer na primeira rodada um Rifle F-11D (Despertares, 8) ou um Pistola Blaster Pesado DT-29 (Espírito da Rebelião, 7), ou até mesmo descer duas Pistola Blaster DH-17 (Despertares, 54). É o terror do dano à distância. Pode ser uma evolução natural para os jogadores de 2 Stormtroopers/2 Tie Pilots.

ePhasma/eCad Bane: Introduzido ao universo Star Wars na série animada The Clone Wars e introduzido ao universo Destiny em artigo lançado nessa terça-feira (12) no site da Fantasy Flight Games, Cad Bane (Império em Guerra, 18) parece ter sido feito para a nova Capitã Phasma. Seu custo é 13/17, seu dado tem dois lados de dano à distância (2 danos e 3 danos por 1 recurso) e ele possui uma habilidade de action cheat que muito lembra a habilidade da Rey, Prodígio da Força (Despertares, 38).

A melhor parte disso é que, além da carta do Cad Bane, o artigo da FFG revelou duas melhorias amarelas interessantíssimas com custo 2 e dados consistentes de danos a distância. São elas, a Pistola Blaster LL-30 (Império em Guerra, 22) e a Sniper Noturna X-8 (Império em Guerra, 55). Com essas belezinhas mais as citadas acima, e claro, sem esquecer daquela Blaster Compacta (Despertares, 63) de lei, a explosão de dano por parte desse time está garantida.

Considerações finais

Talvez não seja com as combinações que foram idealizadas acima, mas com certeza essa nova versão da Capitã Phasma vai dar muito as caras nos próximos campeonatos de Star Wars: Destiny. Quem sabe o surgimento de uma nova Phasma tão forte e com tanto potencial em meio a um starter que, até então, ninguém dava nada, é um indício de que finalmente a veremos nos filmes como ela foi prometida, uma verdadeira capitã e não um poste cromado que acabou indo pro compactador de lixo, não é mesmo?

Obrigado por ler até aqui, deixe abaixo seu comentário e que a Força esteja com você!

2 comentários em “Blog do eCast: Dissecando Cartas #2 – Capitã Phasma (JDJ2)

  • 09/14/2017 em 8:05 pm
    Permalink

    Um possível deck para esta phasma
    Como ficaria
    eJango/ePhasma
    E
    eVader aprendiz /ePhasma
    E
    ePhasma/fn2199/trooper

    Resposta
    • 09/15/2017 em 3:49 pm
      Permalink

      Também são promissores, só não gosto muito da ideia do último porque, embora tenha o FN-2199, só vai ser possível usar armas vermelhas :/

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *