Poe Damerão e Fat Han

Olá galera! Esse artigo foi feito para pessoas que já têm uma noção do X-Wing  e querem uma lista com nível competitivo e divertida, e claro, rebelde 🙂

Vou tentar destrinchar uma lista que me recomendaram a usar como iniciante no X-wing, que é a lista que utiliza o “Fat Han” junto do Poe Dameron, ou vulgarmente chamado de Poe Damerão.

Antes de falar sobre a lista em si, vamos falar sobre cada piloto e cada upgrade que você colocar na respectiva nave.

Começando pelo Han Solo, temos então espaços para colocar uma Modificação, um Talento de Elite, um Míssel e dois “Crews”. Já o Poe Dameron, possui um espaço para Modificação, um Talento de Elite, um Torpedo, um Astromech, e uma “Tecnologia”. Eu sei que pode ser muita coisa, mas vou tentar ser o mais didático possível explicando como essa lista funciona.

Indo direto ao ponto, a lista é a seguinte:

PlayPaper_31440896.png

(Figura tirado do aplicativo Startactics, se não possuir o app, faça o download agora mesmo!)

Poe Damerão:

Primeiro vamos à habilidade do Piloto:

“Ao atacar ou defender, se você tiver uma ficha de foco, você pode mudar 1 de seus resultados de “foco” para um resultado de dano ou evade”

Ou seja, sempre que você fizer uma ação de foco, vai poder utilizar a habilidade do Poe e o mais importante, você não precisa gastar a ficha de foco.

Autothrusters ou Autopropulsores, carta essencial para qualquer nave que possua a ação de Impulso ou “Boost” em sua barra de ações. Se uma nave atacar o Poe e ele estiver a uma distância 3 ou fora do arco de tiro do atacante, você pode transformar um resultado branco em um resultado de “evade”.

Pra quem souber um pouco de inglês, aqui vai um link bem interessante de como funciona o Autothrusters e o Tactician. Como eu sempre tive dúvidas de como funcionava a carta do Autothrusters, achei que valeria a pena discutirmos um pouco melhor sua funcionalidade.

Depois dessa discussão, vamos à próxima melhoria, que é o astromech mais famoso da série Star Wars, o R2-D2. Qual a função dele, é dar a habilidade de regeneração de escudos. Ou seja, sempre que você executar uma manobra verde, você regenera um escudo da sua nave. Deixando assim o Poe uma nave muito boa para o fim de jogo, pois os danos que ele levar nos escudos, serão recuperados graças ao R2-D2.

E por último, temos o Instinto Veterano que deixa o Poe com “Pilot Skill” ou Perícia de Piloto de valor 10, ou seja, somente pilotos com perícia maior ou igual a 10 executarão suas manobras depois (dependendo da iniciativa) do Poe e atacarão antes do Poe.

Resumo do Poe: Nave com boa defesa e ataque. Consegue regenerar, movimentar depois e ainda possui um dial de manobras ótimo.

Han Solo:

Vamos primeiramente à sua habilidade de Piloto.

“Ao atacar, você pode rerrolar todos os seus dados. Se escolher fazer isso, você deve rerrolar a maior quantidade possível de seus dados.”

Ou seja, rerrolar todos os dados de ataque. Mas aí que tá… Por que eu faria isso? Se você não fez a ação de foco, e sua rolagem de dados não deu mais que um de dano. Então é bom utilizar a habilidade do Han e rerrolar todos os dados. Cada dado de ataque tem a chance de 4/8 (ou se achar melhor, 50%) de se conseguir dano, então na pior das hipóteses, melhor tentar rerrolar os dados para conseguir tirar pelo menos 2 hits. E lembre-se sempre: cada dado só pode ser rerrolado uma única vez.

Uma das melhorias que eu mais curto em naves de base grande, que é o Engine Upgrade (EU), que te permite fazer a ação de Boost, ou Impulso. Mas para quê você colocaria essa ação em naves grandes? O PS do Han é 9, ou seja, você normalmente irá movimentar-se depois do adversário. Dessa forma, com a ação de Boost, você conseguirá esquivar dos arcos das naves do seu adversário, deixando a Millenium numa posição ótima para ataque.

O título da Millennium Falcon, permite que você adicione a ação de “evade” para a sua nave, ou seja, um acerto uma vez quando for defender. Aí que entra o droide mais famoso da série, o C-3PO, cuja a habilidade é a seguinte: você “chuta” um valor que irá conseguir em uma rolagem de dados de defesa, podem ser de zero até infinito, se você acertar a sua previsão, você ganha uma defesa extra! Então como funciona esse combo? Você faz então a ação de evade no Han, quando forem atacá-lo, você vai sempre chutar o valor zero para seu acerto, porque isso te garante duas defesas, a da ação de evade mais o extra que o C-3PO te dará.

A outra melhoria, Predator ou Predador, permite que você rerrole um dado no ataque. Caso o PS do piloto defensor for menor ou igual a 2, você pode rerrolar dois dados no ataque. Olha só, você tem a habilidade do Han de rerrolar todos os dados, tem o Predator que te permite rerrolar pelo menos um dado no ataque… Caramba hein… Esse Han além de defensivo é uma máquina de fazer dano, garantindo assim que você consiga causar muito dano cada rodada. Além disso, a Millenium possui uma Turret (pode atacar em 360 graus) e desta forma você quase sempre conseguirá atacar com o Han.

Por último, se um dos seus ataques falhar, você aciona o crew Gunner, ou Atirador, que permitirá que você realize outro ataque. Ou seja, pode usar a habilidade do Han novamente se seus dados foram muito ruins, ou Predador para rerrolar um ou dois dados (dependendo do PS do piloto defensivo).

Em resumo, tente sempre atacar com o Han e use o “Boost” para se esquivar de arcos. Caso não consiga e você queira ser mais defensivo, faça a ação de evade e na rolagem de dados, chute ZERO com o C-3PO, chute UM ou mais somente se for sua última escolha (nave cair ou quiser tentar a sorte).

Para quem quiser, aqui vai um excelente vídeo do grande Hunter Vatto, onde ele fala sobre o “Fat Han” e como algumas builds podem ser feitas com ele.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Rpu9qEujN8Q&w=560&h=315]

Quais asteroides utilizar?

Então, para começo acho que seja mais fácil utilizar os asteroides menores de qualquer um dos core set. No começo é normal que você coloque uma nave nos asteroides ou até mesmo em algum debris.

Aqui segue a imagem da minha recomendação de utilização:

Objects-Xwing-han-poe

Para o posicionamento dos asteroides, temos este artigo feito pelo Paul Heaver em que ele descreve como ele faz o posicionamento de asteroides (artigo extraído do site da FantasyFlight). Ou este artigo aqui do site xwingtactics. Ou até mesmo esse vídeo do canal X-Wing Strategy Tips:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7CETj-x2KE0&w=560&h=315]

Deploy inicial:

As recomendações de deploy inicial que eu tenho são as seguintes:

  • Não deixe suas naves muito próximas a asteroides, pois você pode colocá-las em uma posição muito ruim
  • Lembre que o deslocamento do Han é bem maior que o deslocamento do Poe (já que a base das naves grande é equivalente a régua de tamanho 2) e se você ainda fizer um boost com o Han, ele vai se deslocar ainda mais.
  • Por último, vou deixar umas figuras de como eu normalmente faço meu deploy inicial:

deploy poe e Han

Deploy 1: Bem simples, você vai sempre andar com Han e Poe juntos.

Deploy 2: Han pode fazer um movimento fechado, ou suave para cima, ou até mesmo um movimento para frente. Depende muito da estratégia que você possuir em mente. Se você fizer um movimento de 1 pra frente, o Han vai bater no Poe. Em alguns casos, o “bump” pode ser uma estratégia muito boa.

Deploy 3: Tome cuidado para não ficar batendo nave com nave nesse deploy inicial. Dependendo da situação, este deploy pode ser muito bom, pois tanto o Han e Poe podem sair cada um para um lado do playmat, ou até mesmo, você pode fazer os movimentos fechados para cima e os dois saírem apontados pra cima e prontos para os ataques.

Deploy 4: O que eu mais uso ultimamente, porém eu uso este deploy com a build Norra e Dash. Como a Norra possui um dial “mais travado”, eu faço com que o meu oponente se aproxime e eu faça os ataques oportunos com a Norra. Com Han e Poe, você pode fazer com que a Millenium vá para qualquer uma das direções do playmat. Para cima, para a esquerda, para frente. Você fica bem livre com estes movimentos. Já o Poe, você pode ir acompanhando o Han em seus movimentos.

Teste os Deploys e veja qual deles é o melhor para o seu começo de jogo.

Este artigo aqui é muito interessante e ele descreve de que forma você pode conseguir fazer um bom “drible” com o seu deploy inicial (foi extraído do site xwingtactics):

Dicas:

  • Não seja muito agressivo, sempre faça movimentos para ver o que o seu inimigo irá fazer.
  • Não faça manobras agressivas nem com o Poe nem com o Han, pois você pode deixar qualquer um deles em uma “killzone” onde várias naves do inimigo irão atacar uma sua nave.
  • Tente utilizar as vantagens do ataque de Turret da Millenium. Faça movimentos circulares por volta dos asteroides e ataque seus inimigos.
  • E a última dica é TREINAR! Treine muito contra diversas builds, treine no Tabletop, treine no Vassal, treine jogando pois com o treino que você conseguirá ser um ótimo jogador de X-Wing e conseguirá ficar entre os melhores do Brasil nos próximos torneios Nacionais.

Que a força esteja com vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *