Vader & Raider – Destrinchando o Deck

I find your lack of faith disturbing – Darth Vader

 

Sejam bem vindos caros leitores! Seguindo com as análises de decks, hoje temos o famoso Darth Vader & Saqueador Tusken, campeão Mundial e vice campeão Europeu em 2017! Este deck tem sido utilizado desde os primórdios do jogo (eu mesmo cheguei a enfrentar diversas pessoas que usavam esse deck no Table Top Simulator antes mesmo do jogo ser lançado oficialmente!), e mesmo com a chegada da nova coleção ele não perdeu a sua força.

Vamos fazer uma breve análise do deck utilizado por Daniel Weiser para vencer o Mundial, e depois compará-lo com a versão utilizada por Sam Miles que o levou até a final do Europeu.

Começando pela versão do Daniel, temos a seguinte deck list:

  • Campo de Batalha: Espaçoporto de Mos Eisley
  • Arremesso com a Força (x2)
  • Treinamento da Força (x2)
  • Agachar (x2)
  • Na Caçada (x2)
  • Holocron Sith (x2)
  • Sonda Mental (x2)
  • Imobilizar (x1)
  • Sabre de Luz (x1)
  • Força Extra (x2)
  • Cobertura (x2)
  • Intimidar (x2)
  • Ele Não Gosta de Você (x2)
  • Enfurecer (x2)
  • Electrochoque (x2)
  • Ambição Sem Limite (x2)
  • Ataque com a Força (x1)
  • Defletir (x1)

A ideia do deck é bater bastante com o Vader, até não sobrar nada do outro lado. O Saqueador Tusken aqui acaba apenas completando o time. No entanto, ele não deve ser subestimado, pois com a adição do Holocron Sith e qualquer outra habilidade colocada no Tusken (Treinamento da Força, Imobilizar, Na Caçada, Arremesso com a Força ou Sonda Mental) ele começa a bater bem forte e dar muito trabalho.

O deck consiste em sua maioria de cartas baratas (quase metade do deck – 12 – tem custo ZERO, e outras 10 tem custo 1), o que permite que você utilize quase toda a sua mão toda rodada, renovando-a constantemente.

Defletir, Agachar e Cobertura foram as soluções encontradas por Daniel para lidar com o dano à distância, gerando escudos (Agachar e Cobertura), ou retirando o dado (Defletir). Eletrochoque e Ele Não Gosta de Você (os eventos amarelos que estão em todos os decks) constituem o elemento de controle do deck, junto com Imobilizar, Arremesso com a Força e Na Caçada.

Sabre de Luz é a única arma do deck, equipado para complementar o dano quando necessário (acredito que ela tenha sido a única arma escolhida pela sua propriedade de Realocar, resguardando assim o investimento de recursos feito na mesma).

Força Extra é o único suporte do deck, usado para finalizar os adversários moribundos. Enfurecer está aqui para gerar os recursos necessários, uma vez que vida é o que não falta para o Lord Sith. Intimidar fará com que os ataques sejam mais eficazes, evitando o desperdício de dano nos escudos adversários.

Ambição sem Limite é a cereja do bolo, quer dizer deck. Quando os oponentes já imaginavam que Daniel não teria mais nada para fazer, ele jogava essa carta e renovava a sua mão durante o turno, abrindo assim um novo leque de possibilidades, principalmente para rerrolar seus dados.

Agora vejamos a versão utilizada por Sam no Campeonato Europeu.

  • Campo de Batalha: Praia Isolada
  • Arremesso com a Força (x2)
  • Formação Makashi (x2)
  • Sonda Mental (x2)
  • Holocron Sith (x2)
  • Vibrofaca (x2)
  • Mão Rápidas (x2)
  • Ilusão da Força (x2)
  • Força Extra (x2)
  • Gato por Lebre (x2)
  • Defletir (x2)
  • Ataque com a Força (x2)
  • Um Quarto de Porção (x2)
  • Confie em Seus Instintos (x2)
  • Armado até os Dentes (x1)
  • Dúvida (x1)
  • Ele não Gosta de Você (x1)
  • Excesso de Confiança (x1)

Começando pelo Campo de Batalha, já temos uma enorme diferença. Enquanto Daniel escolheu o seu Campo de Batalha como o que traria o menor/nenhum benefício para o seu adversário caso fosse escolhido, a escolha de Sam foi por um efeito de remoção de dado.

Nas melhorias, continuamos com o pacote Holocron Sith, Sonda Mental e Arremesso com a Força. Temos as interessantes adições de Mãos Rápidas (acelerando o deck que era um tanto quanto lento); Ilusão da Força (que dará uma longevidade maior para o Tusken ou para o Vader); Formação Makashi que além de complementar o dano ainda dá ao deck uma ferramenta de remoção contra o dano corpo-a-corpo (ótimo para lidar com as Vibrofacas).

Falando nas Vibrofacas, nenhum deck de dano corpo-a-corpo pode ficar sem elas no meta atual. Defletir e Ele Não Gosta de Você são mais duas cartas que se mantiveram no deck. Gato por Lebre é uma ótima forma de controlar seus dados para causar dano, bem como a velha conhecida Ataque com a Força.

Confie em Seus Instintos aparentemente ocupa o lugar de Ambição Sem Limite. Embora ela não tenha o mesmo poder de renovação de mão (permite sacar apenas uma carta), tem custo zero e o poder de rerrolar os dados de um personagem azul (melhorias inclusive).

Um Quarto de Porção, Excesso de Confiança e Dúvida são os eventos com efeito de remoção de dados do deck. Força Extra se manteve no deck, e temos a adição de Armado até os Dentes, um ótimo evento que pode dar uma utilidade extra ao seu Tusken quando ele está perto de ser destruído sem que seja preciso ativá-lo, geralmente surpreendendo o oponente e liquidando a fatura.

Com as mudanças causadas com a chegada de Espírito da Rebelião o jogo se tornou mais rápido, o que gerou as mudanças vistas nas duas versões do deck apresentadas aqui, sejam elas na tentativa de acelerar o deck (Mãos Rápidas, Vibrofaca), ou na tentativa de remover os dados do oponente antes que ele possa usá-los (Um Quarto de Porção, Excesso de Confiança, Dúvida).

Por hoje ficamos por aqui. Continuem acompanhando o RED 5 para mais análises e notícias envolvendo Star Wars Destiny!

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