Biggode nas Estrelas

Olá pessoal! Hoje é dia de falar de um herói da rebelião, um homem que fez um sacrifício heroico na trincheira da Estrela da Morte em Yavin 4 para assegurar a vitória rebelde, o grande, o bigodudo, o único: Biggs Darklighter!

O piloto de X-Wing  (T65, ou a antiga) teve sua carta lançada na Caixa Básica original e desde então vem vendo jogo, mas nos últimos meses apresentou um aumento considerável de seu uso, logo chegaremos nos motivos, mas vamos começar com o básico. A carta de piloto!

De imediato vamos esclarecer melhor a habilidade de piloto. Tenho o Biggs e Wedge a range 1 um do outro, uma Y-wing vai atacar com sua arma primária e tem arco e alcance para ambos, ele será obrigada a atacar Biggs Darklighter. Efetivamente ele é um tanker, o adversário tem que passar por ele para chegar nas outras naves. Há algumas formas de ignorar a habilidade do Biggs, com o modelo atual de turno de ataque (você pode encontrar a tabela no FAQ mais recente) o atacante escolhe que arma usar antes de escolher o alvo, se optar por usar uma arma que não tenha alcance para o Biggs, não tenha arco para o Biggs ou que precise de mira no alvo como requisito (e esta mira não esteja no Biggs) o atacante pode atacar outro alvo que tenha alcance, arco ou mira mesmo que este alvo se encontre a distância 1 do Biggs.

Agora vamos discutir como montar esse Ás rebelde. Temos 4 opções de melhorias para colocar no Biggs: Melhoria de nave e Título  (que estão disponíveis para todas as naves e não aparecem na aba de melhorias), torpedo e Astromech. Até a data de hoje, não existe título para a X-Wing T65 (existe apenas para a T70), logo não vou discutir opções para essa melhoria. Abaixo vamos a uma discussão mais profunda sobre cada melhoria e seus usos e pontos fracos

Melhoria de Nave

Há uma infinidade de melhorias de nave que podem ser usadas com o Biggs e eu poderia ficar falando de um por uma e como usá-la, mas só uma tem uma efetividade tão acima da média que justifica ignorar todas as demais.

Efetivamente você ganha 1 de vida sacrificando seu astromech  (lembrando que pode ver o eventual crítico antes de decidir usá-lo) por 0 pontos. Esqueça Melhoria de Escudo e Melhoria de Casco. Use Integrated Astromech (disponível nas expansões T70 X-Wing e Heroes of the Resistance)

 

 

 

Astromech

Existem alguns bons Astromechs para esse espaço. Vou citar 5 mais interessantes, mas qualquer um é válido  (contanto que você tenha Integrated Astromech)

Também conhecido como “Droid do Biggs”, te permite receber um Stress para cancelar um Acerto não defendido acima de 2 (detalhe, acertos críticos não entram nessa conta). Ajuda a proteger o Biggs de Alfa Strikes pesados (contanto que não venham críticos juntos) e custa apenas 1 ponto! Melhor custo/benefício em droid defensivos para o Biggs (disponível na expansão Transporte Rebelde)

 

 

 

 

 

Bom e velho R2D2! Ele permite regenerar 1 escudo ao realizar uma manobra verde. Parece uma ótima opção para uma nave que vai inevitavelmente ser atacada, mas pelo custo de 4 pontos você teria que usá-lo duas vezes ou mais para aumentar sua eficácia em relação a uma Melhoria de Escudo. Além disso, a sua nave possui apenas 4 manobras verdes (1 e 2 para frente e curvas abertas de 1) deixando-a previsível, e ainda existe o risco do Biggs ser derrotado antes de conseguir usar a habilidade do droid (disponível no Core Set)

 

 

 

 

imagesUm droid que pode ser usado tanto ofensivamente (colocando uma Mira em um aliado e permitindo que ele rerrole um dado de ataque) quanto defensivamente (utilizando em um adversário). Guilherme Noronha está fazendo um artigo destrinchando melhor esse droid, recomendo lê-lo para mais informações (disponível na expansão Heroes of the Resistance)

 

 

 

 

 

Por último,  mas não menos importante, o droid que fornece a maravilhosa e requisitada melhoria de Elite (também conhecida como EPT), abrindo uma enorme gama de opções para montar seu Biggs, mas citarei apenas uma abaixo. Um adendo importante é que, uma vez colocado o EPT, esse droid pode ser descartado (pelo uso de Integrated Astromech, por exemplo) sem qualquer penalidade para você (disponível na expansão Transporte Rebelde)

 

 

 

 

Para acompanhar o R2-D6 nada melhor que Determination. Se receber um crítico de piloto você pode descartá-lo  (e se for um crítico de nave pode usar o Integrated Astromech para descartá-lo também)! O Kyle Ren com certeza terá um ataque de fúria ao ver isso (disponível no Core Set clássico e na expansão Tie Fighter)

 

 

 

 

 

 

Torpedo

Normalmente não é uma boa ideia colocar um torpedo no Biggs, que é uma nave defensiva e que será destruída em praticamente todas as suas partidas, mas se fizer questão sugiro o eficiente Plasma Torpedoes ou o Flechette Torpedoes para dar Stress.

Conclusão

Seja como for que você monte seu Biggs, ele está na mesa para proteger outra nave mais forte e mais vulnerável, que você não pode perder antes que ela faça seu serviço  (atualmente vem sendo muito usado com Kanan, Stress-Hog e até Miranda, mas já foi muito usado com Wedge, Han Solo ou B-Wings), então você precisa treinar bastante a movimentação a alcance 1, precisa proteger o Biggs tentando ficar o mais distante possível do atacante (sem sair do alcance) e atacar com o Biggs! Sim, você tem uma nave que te custa 26 a 29 pontos, com 3 dados de ataque, enquanto estiver na mesa precisa atacar também com a maior eficiência possível  (procure alvos com Agilidade baixa para aumentar sua eficácia).

Agora tire a nave da caixa, monte sua Build e vá para a mesa jogar!

Que a força esteja com você!

Um comentário em “Biggode nas Estrelas

  • 06/11/2017 em 2:55 pm
    Permalink

    Uma pena que apenas o Biggs, o bigodudo da galáxia, é o único piloto da nave dá T-65 a ser competitivo, seria uma boa um título para a nave, assim poderia resgatar essa nave. Se essa nave tivesse um disco de manobras pelo menos como a T-70, com mais movimentos para reposição.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *