Guia do Mochileiro de Endor (parte 3) – Especial Worlds 2017

Guia básico sobre a participação em torneios – Parte 3 *especial

Se você acompanhou nossas partes 1 (aqui) e 2 (aqui), já deve ter percebido que:

  1. Os torneios são organizados de forma a permitir que novatos participem e, principalmente, aprendam o jogo – independente do tamanho de sua coleção, seu nível de jogo ou de quantas horas de vôo possua.
  2. Os torneios são organizados de maneira que todos possam se divertir, seja jogando ou mesmo assistindo.
  3. O torneio é a maior oportunidade e a maior “desculpa” que você vai ter para passar o dia inteiro jogando.

Nesse final de semana recente (5, 6 e 7 de maio), tivemos o Mundial de X-Wing (também chamado de Worlds), que é um evento de grau Premier e foi onde alguns dos maiores jogadores do mundo se reuniram para jogar X-Wing em 3 dias de campeonato.

(Se estiver interessado em saber como foi, acompanhe as matérias na página do Red5 relacionadas, de qualquer forma, separei esse link – em inglês – do fórum da FFG, com algumas informações básicas sobre o torneio).

E uma das coisas que causou uma enorme discussão no mundo dos jogadores de X-Wing foi a conduta de um jogador que foi pego em um vídeo mudando o disco de manobras enquanto o outro jogador estava concentrado fazendo seu movimento. O jogador em questão foi penalizado e a FFG já pronunciou nota a respeito do ocorrido.

Tivemos também um caso semelhante aqui no Brasil, num dos nossos regionais um jogador foi flagrado mudando o direcionamento de uma nave, também enquanto o outro jogador estava concentrado fazendo seu movimento. Esse jogador futuramente foi banido dos eventos oficiais de X-Wing por 2 anos.

(Esses são assuntos polêmicos e não me estenderei sobre eles para não perder o foco desse artigo.)

Esses dois casos tem muito em comum e servem de pano de fundo para que possamos analisar a CONDUTA DOS JOGADORES EM TORNEIOS, tópico que vamos abordar nessa nova jornada por Endor.

Primeiramente, vamos ver o que as regras de torneio determinam a respeito da conduta dos jogadores (tradução rápida feita por mim):

Conduct
All tournament participants are expected to act in a respectful manner during a tournament. If players have a dispute during a competition and cannot resolve it themselves, they must call for a judge to resolve it and provide any rulings that are needed.

(É esperado que todos os participantes do torneio ajam de maneira respeitosa durante um torneio. Se os jogadores tem uma disputa durante a competição e não conseguir resolver por sua conta, eles DEVEM chamar um juiz para resolver a disputa e providenciar qualquer regra e entendimento de regra necessário.)

Unsporting Conduct
Players are expected to behave in a mature and considerate manner and to play within the rules and not abuse them. This prohibits intentionally stalling a game for time, placing components with excessive force, inappropriate behavior, treating an opponent with a lack of courtesy or respect, cheating, etc. Collusion among players to manipulate scoring is expressly forbidden. The organizer, at his or her sole discretion, may remove players from the tournament for unsportsmanlike conduct.

(É esperado que os jogadores se comportem com maturidade e bons modos dentro das regras e não abusem das mesmas. É proibido que os jogadores bloqueiem o jogo por tempo, coloquem componentes no jogo com força excessiva, tenham comportamento inapropriado, trate seu oponente sem cortesia ou respeito, trapaceie, etc. Conluio entre os jogadores para manipular resultados é expressamente proibido. O organizador, à sua própria discrição, deve retirar jogadores do torneio por conduta antidesportiva.)

Vamos explorar nesse artigo algumas dicas e interpretações sobre o que pode e o que não pode fazer num jogo de torneio. Passo a passo, abordaremos os itens importantes de conduta em torneio para que você possa aprender e lembrar/utilizar sempre que necessário:

RESPEITE E, COM ISSO, GANHE RESPEITO

Essa é uma máxima para sua vida e para seus jogos de X-Wing. O jogador que está à sua frente é seu adversário apenas durante os 75 minutos de jogo, não o torne um inimigo para sempre com suas atitudes. Deseje a ele um bom jogo (você também quer um bom jogo, não quer? essas são relações mútuas!) e cumprimente seu adversário no final da partida, independente do resultado.

Fica aqui um alerta, tenha muito cuidado com sua comemoração: você pode comemorar à vontade desde que isso não incomode ou ofenda o seu adversário e os demais participantes do torneio.

Respeite o seu adversário e suas reações durante o jogo, assim como você ele também vai comemorar quando ganhar, vai ficar irritado quando seus dados estiverem ruins, ter uma boa interpretação e empatia diante desse tipo de situação é uma qualidade importante existente nos melhores jogadores de X-Wing.

NÃO TENHA VERGONHA DE CHAMAR O JUIZ

Existem algumas horas no seu jogo que as coisas ficam extremamente confusas. Também existem aquelas horas que você tem uma dúvida sobre como um texto de carta interage com outros componentes do jogo. Sempre que houver uma dúvida, por menos importante que possa parecer, você deve chamar o juiz para tirar essa dúvida. Não chame o amigo, nem o vizinho, muito menos o adversário: o cara certo pra isso se chama JUIZ!

As medidas são um ponto importante no jogo, geralmente envolvem disputas (“está no arco ou não está?”, “qual o range?”). Sempre que houver dúvida, o juiz precisa ser acionado. Simples assim.

É um ponto um pouco delicado, mas precisa ser dito: se você aceitar um ruling (entendimento de regra) de seu adversário durante o jogo, ou se vocês acordarem com uma questão de medida, não podem reclamar depois. Na dúvida, sempre chame o juiz.

TENHA MATURIDADE E BONS MODOS

Você está jogando um jogo de miniaturas que usa e abusa de posições e marcadores, tenha sempre isso em mente. Seja o máximo possível cuidadoso com os componentes de forma a não causar confusão no jogo. Pode – e vai – acontecer de, no meio de uma disputa de range ou de arco, algum jogador esbarrar numa miniatura. Faça o possível para isso não acontecer, pois daí será preciso entrar num acordo ou chamar o juiz: em ambos os casos a diversão dos dois jogadores estará comprometida por uma dúvida de “deu/não deu”.

O jogo funciona melhor quando as situações dentro dele estão claras para todos.

Um amigo (Pedro Fire, de Campinas/SP) uma vez deu uma dica valiosa a respeito do X-Wing: “o jogo é: um joga enquanto o outro olha”. Essa dica vale ouro. As coisas devem acontecer uma por vez, sem atropelo, seguindo as fases definidas na regra do jogo. A partir do momento que você faz alguma coisa enquanto o seu adversário ainda está fazendo (ou vice-versa), qualquer um dos dois pode estar fazendo besteira. E depois não adianta reclamar…

Os jogos não são a dinheiro, e o objetivo é a diversão. Todo jogador experiente de torneio tem jogos péssimos para recordar, tem um dia que nada ajuda e nada funciona, os dados só saem blank – e nem por isso causaram confusão ou deixaram de jogar. Um jogo ruim é a maior escola que você pode ter para você e para seu esquadrão, tenha maturidade e não apenas aceite os resultados, mas interprete-os como uma forma de melhorar seu jogo e sua experiência jogando.

Uma dica de ouro: use o bom senso. Seu adversário vai usar componentes esquisitos em aurabesh, vai ter um jeito de jogar o dado diferente, vai fazer uma “mandinga” com os escudos sobre a carta da nave, enfim… não adianta por a culpa das boas rolagens de dados do adversário ou das suas más rolagens nos hábitos do seu adversário.

NÃO INTERFIRA NOS OUTROS JOGOS

Essa é uma dica importante. Num torneio, é bem provável que tenham amigos seus jogando e eles estarão por ali: do seu lado, contra você, você vai assistir os jogos deles… nunca, jamais, em nenhuma hipótese faça algum comentário sobre o jogo para os jogadores (ou mesmo para seus amigos perto dos jogadores). No X-Wing não é permitido interferência nos jogos e, mesmo que seus amigos tenham dúvidas, deixe que o juiz tire essas dúvidas (desse jeito ninguém vai te acusar de dar dicas disfarçadas de regras).

NÃO FAÇA SLOW PLAY (JOGO LENTO)

O Jogo de X-Wing possui um tempo para acabar e, em determinado momento do jogo, algumas naves estarão abatidas e um placar de pontos estará formado. Embora não permitido, não é incomum ver jogadores demorando “mais do que deveriam” para ganhar tempo quando estão ganhando o jogo ou com uma certa vantagem no jogo. Isso é errado e não contribui para uma experiência boa de jogo para nenhum dos jogadores.

Você deve chamar o juiz sempre que suspeitar desse tipo de atitude e avisar. É um assunto muito difícil de avaliar, pois é muito tênue a linha que separa um jogo com dificuldades de escolha de manobras (que é onde, geralmente, a demora ocorre) de uma simples enrolação pra ganhar tempo, mas os juizes são preparados para interpretar o jogo e fazer os avisos/alertas para os jogadores no caso de slow play. E tomar outras providências se isso continuar acontecendo.

CUIDADO COM OS DADOS

No começo do jogo, qualquer jogador pode pedir para usar apenas um conjunto de réguas ou dados naquela rodada.  Esse é um hábito bom que evita o levantamento de suspeitas sobre a idoneidade dos dados do adversário. Em alguns jogos o juiz pode exigir que os jogadores façam isso, então fique atento e saiba dividir seus componentes!

Algumas dicas importantes sobre jogar dados na mesa:

  1. Avise antes de jogar os dados. Tenha certo os alvos, efeitos ou condições envolvendo o lançamento. Não arremesse os dados na mesa antes disso!
  2. Arremesse os dados em um local apropriado. Pode ser um berço para lançamento de dados (falaremos isso quando falarmos dos componentes), ou caso isso não seja possível, procure um canto da mesa livre de obstáculos.
  3. As regras dizem que “Se um dado cair em uma superfície irregular e ficar desnivelado, ele deve ser rerrolado.” Isso é exatamente o que isso quer dizer: ‘quinou’ o dado, jogue aquele dado novamente.
  4. Se você rolar dados a MAIS do que devia (às vezes acontece), aquela jogada é anulada e você deve jogar o número correto de dados em uma rolagem nova. Se ocorrer de jogar MENOS dados do que deveria, o resultado permanece e você precisará rolar os dados faltantes. Os dados devem SEMPRE ser jogados de uma vez só.
  5. Se for usar um efeito de rerrolagem (como Mira),  você deverá escolher todos os dados dos efeitos de rerrolagem de uma vez!
  6. Os dados precisam ser arremessados de forma a garantir um resultado aleatório, não existe jeito “certo” de arremessar. Você pode usar copos ou torres de dados se julgar conveniente (mas não pode obrigar o jeito do seu adversário jogar os dados).
  7. Após cada rolagem ou rerrolagem, deixe os resultados na mesa, visíveis ao seu adversário. Não pegue os dados na mão novamente, pois isso pode descaracterizar a sua jogada e você vai ter que jogar o dado novamente!

TRAPACEAR JAMAIS

A essa altura isso já parece óbvio. Quer perder amigos no jogo? Comece a trapacear. Simples assim.

É PROIBIDO COMBINAR RESULTADOS – MESMO COM SEU MELHOR AMIGO

Uma regra importante, você não pode esquecer. No X-Wing é proibido combinar resultados. Se for pego fazendo isso, pode ser desclassificado imediatamente do torneio!

E você, tem mais alguma dica sobre conduta em torneios? Coloque nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *