As Defensoras do Império – Parte 2: Triple Defenders

Na matéria anterior, falei de Palp Defenders, uma lista bastante interessante e bastante jogada, mas que infelizmente sofreu algum impacto devido ao FAQ que nerfou o Palpatine e o título X7. Nestas listas, decidimos não usar o Palpatine e colocar outra Defender, mantendo o mesmo número de dados de ataque, mas tendo uma pegada mais agressiva e arriscada.

Ambas as listas usarão as mesmas naves, Condessa Ryad, Coronel Vessery e um Delta Squadron, porém, a montagem delas será bastante diferente.

CRACK DEFENDERS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ideia por trás deste squad é bem simples: Usar a Delta para bloquear enquanto tanto a Ryad quanto o Vessery atacam usando o crack shot, o que resulta em um alpha strike bacana. Se o ataque for a range 1, conseguimos, possivelmente, destruir ou danificar seriamente a nave inimiga. Para o restante do jogo, a capacidade das Defenders de sair do arco inimigo, com seus K-Turns, deve fazer com que durem bastante. Apesar de ter a possibilidade de darmos bastante dano inicialmente, não considero esta lista muito boa, pois o ponto forte da Ryad, que é poder limpar stress com suas manobras verdes, não está sendo bem explorado. Sendo assim, chegamos a uma segunda lista com Triple Defenders, bem mais poderosa:

SWARM LEADER COL. VESSERY, COUNTESS RYAD & DELTA SQUADRON PILOT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esta sim é aquela lista que vai atrapalhar a vida do seu colega de jogo. O poder de ataque do Vessery fica gigantesco ao usar Swarm Leader, pois ao gastar os dois evades que as Defenders ganham, ele pode rolar dois dados de ataque adicionais. Ou seja, a range 1, com focus, evade e um provável target lock, o Coronel rola 6 dados! Isto é um dano médio de 5.625, o bastante para desintegrar muita coisa no jogo! O segredo da lista é planejar um engage perfeito, onde o Delta irá bloquear o inimigo, fazer focus (já estará com Evade), a Ryad fará Target Lock, Focus e terá o evade, e nosso amigo Vessery parte, então, para conferir este ataque monstruoso modificado pelo seu focus, target lock adquirido e os dados adicionais vindos do Swarm Leader. O divertido é que este ataque pode se repetir no turno seguinte, basta as outras defenders manterem o alvo na mira (nada difícil considerando os K-Turns brancos). O late game da lista é muito forte, pois temos a Ryad em sua melhor configuração, um Delta capaz de bloquear com facilidade, e o Vessery que dá ataques gigantes. Como vimos no primeiro artigo, matar uma Defender não é nada fácil, o que é mais um ponto positivo para elas.

Seguindo também as estatísticas, podemos ver que o ataque do Vessery com swarm leader é bastante forte (ou neste caso, qualquer nave com um ataque-base 3. Os ensaios abaixo mostram o poder deste upgrade:

Aqui temos o Vessery atacando uma nave a range 2 que conta somente com focus (ou uma nave a range 1 usando somente um evade para ativar o Swarm Leader), que tem agilidade 3, ou uma nave de agilidade 2 a range 3 (como naves rebeldes como X-Wings, ou algumas naves Scum populares, como por exemplo a Shadowcaster ou Jumpmaster). O dano dado é bastante razoavel, tendendo a 3. Se considerarmos que este é somente um dos ataques da lista, vemos o quanto ela é forte.

Já que falamos da Jumpmaster, talvez a nave mais popular do momento, vemos o que a Defender é capaz de fazer a range 1. Conseguimos sólidos 4 de dano, que, no caso da nave descrita acima, lhe tira todos os escudos. Isto é um dano considerável e que em ambientes de torneio abre a possibilidade de iminente pontuação em cima dela. Como sempre, podemos aplicar estes números a qualquer combate com o cenário descrito acima.

Digamos que estamos em um combate mais complicado, contra outra Defender, ou uma Interceptor, ou a famosa e letal E-Wing. Digamos também que este inimigo tem Push the Limit e fez focus e evade como ações. Mesmo assim, nos conseguimos, estatisticamente, aplicar quase 3 de dano no adversário.  O bastante para tirar escudos dos dogfighters menores e fazer com que seus pilotos passem a jogar de forma bem mais defensiva contra a Defender.

Para encerrar, uma brincadeira colocando Vessery contra o grande ás imperial, Soontir Fel. Fiz a simulação considerando que a Interceptor de Fel está com Stealth Device, o levando para Agilidade 4. Caso Vessery consiga o acertar a range 1, provavelmente aplicará 2 de dano, o deixando com 1 de vida. Conheço poucos pilotos que mantém um piloto tão importante em combate após tal dano, e a próxima jogada do Barão será provavelmente fugir. O interessante é que ainda teremos os ataques da Ryad e da Delta, e a chance de derrubar Fel é grande.

Espero que tenham gostado das variantes de triple defenders, e visto o quanto Swarm Leader pode mudar o jogo.

No próximo artigo só usaremos uma Defender, em uma lista inusitada mas que resgata o orgulho dos Ases Imperiais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *