Ascensão e Queda (?) de Parattanni

Adun Toridas, pilotos! Denicol aqui.

Neste meu artigo de estréia no Red5 pretendo discutir a lista que dominou por um curto período de tempo o cenário competitivo de X-wing, ganhando diversos campeonatos grandes por todo o mundo, a Parattanni.

A lista

 

A lista se baseia na força do Attanni mindlink, upgrade que dá a economia de ações necessária que um esquadrão precisa atualmente para ser competitivo; na resiliência da Assaj Ventress pareada com a tripulante Latts Razzi, com a sinergia perfeita entre as duas; no poder ofensivo do Fenn Rau, que geralmente recebe as fichas da Manaroo, e que tem uma ação livre para se reposicionar ou garantir a ficha faltante; bem como a habilidade fortíssima da Manaroo, passando fichas para quem mais precisar delas, já com todas as informações necessárias para se tomar uma decisão ótima, já que a janela de oportunidade de sua habilidade é no começo do combate.

Por que Parattanni?

Desde que pus minhas mãos em uma Protectorate não voei nenhum time scum competitivamente sem pelo menos uma delas. O disco de movimentações da nave me instigava, os atributos e o título da nave, oh boy, tudo nessa nave grita “escória”.

Comecei a testar diversas variações, sempre considerando Fenn Rau como um dos pilotos mais fortes disponíveis, sua habilidade casada com o título do Concord Dawn Protectorate torna-se mais forte ainda, além da perícia 9 tão necessária para posicioná-lo perfeitamente no tabuleiro.

Além do óbvio Fenn Rau, outro piloto da protetorado chamou minha atenção: Old Teroch. A habilidade dele era uma das principais armas do time para eliminar as TIE Defenders, que dependiam bastante de seus tokens para aguentar ataques concentrados, e me dava respostas contra outras listas fortes do meta, como Dengaroo.

Para completar a lista, Manaroo era a escolha mais óbvia, considerada por muitos como a melhor suporte do jogo, pois sua sinergia com o Attanni mindlink aumenta ainda mais o poder da lista, fechando os três pilotos que focaria na build (popularmente conhecida por Old Fennaroo, com certeza não fui a primeira pessoa a jogar com uma variação dela, mas me sentia muito confortável voando as diversas variações possíveis).

Dias antes do regional de São Paulo eu estava em uma encruzilhada… Testando o meu esquadrão contra diversos match-ups com o pessoal de Campinas ainda não sentia tanta confiança. A aproximação contra Dengaroo tinha que ser perfeita, Old Teroch precisava se posicionar perfeitamente contra duas ou três defenders e mesmo assim ainda dependeria de resultados bons nos dados para não perder uma das duas Protectorates em uma rodada chave. Não me sentia confiante em match-ups que eu sabia que enfrentaria invariavelmente se fosse bem no torneio, e uma lista me chamou muito a atenção por alcançar diversos resultados bons consistentemente nas últimas semanas. Essa lista tinha ótimas respostas contra as listas mais fortes do meta e parecia não possuir um confronto desfavorável evidente, dependendo em minha opinião completamente da movimentação e da leitura do estado do jogo. A Parattanni era próxima suficiente da minha versão da Old Fennaroo para a adaptação ao estilo de jogo ser rápida, e tinha que ser mesmo: optei por esta lista dois dias antes do Regional de São Paulo e joguei somente um ou dois jogos com ela antes deste.

Foram diversas horas analisando aberturas e estratégias, ainda hoje não acho que sei extrair todo o potencial da lista, mas me sentia muito mais confiante voando essas três naves do que qualquer outra lista que coloquei na mesa nos últimos meses. A campanha perfeita no Regional confirmou que a decisão foi a correta, não acho que seria possível algo parecido com a Old Fennaroo.

Pós-Regional, pré-nerf

Após o Regional, não coloquei novamente a Parattanni na mesa pra jogar, mas mais e mais resultados positivos de pessoas utilizando a lista mostravam sua força e sua dominância no meta. Para ganhar algum campeonato você precisaria passar por pelo menos um Parattanni, então era necessário compreender a lista e encontrar a melhor estratégia para vencê-la.

A dominância da Parattanni estava clara, ganhando a maior parte dos System Opens e demais campeonatos importantes, inclusive uma porção de regionais brasileiros.

Continuando minha preparação para o nacional, decidi investir mais tempo em outras listas, estudando o que estava forte no meta atual e como me portar contra cada um das principais listas que pude identificar. Quando, faltando muito pouco tempo para o nacional brasileiro, a FFG lança um FAQ que mudaria tudo no cenário e daria uma revitalizada no meta.

Pós-FAQ 4.3.1

 

Bom, o FAQ veio e mudou completamente o cenário pra todo mundo. Mesmo que sua lista não tivesse sido afetada, as listas que você enfrentaria do torneio mudaram radicalmente. Não teríamos mais Dengaroo e as outras listas que dominavam o meta seriam mais raras com certeza. Não porque defenders, Palpatine e Parattanni tenham se tornado inviáveis, pelo contrário são elementos fortíssimos ainda, mas o que o FAQ trouxe de volta ao meta foi o controle como estratégia viável.
Estresse importa novamente agora, bombas controlam os espaços no tabuleiro e tokens de íon tem relevância.

Sobre a Parattanni especificamente, Assaj ainda é fortíssima e aguenta muitos tiros com a Latts de crew; Fenn Rau ainda é Fenn Rau, um dos melhores flanqueadores do jogo, mesmo não tendo dois reposicionamentos no mesmo turno; e Manaroo… ela recebeu o maior nerf do FAQ, reduzindo uma habilidade global para distância 1. Você precisa adaptar o estilo de jogo, ela é muito mais frágil agora (Target lock nela não importava na maioria das vezes) e precisa estar no meio da confronto para passar as fichas e cumprir o papel de suporte da lista. A lista ainda é bem forte, mas é muito mais sensível a erros e obriga o piloto a voar a Manaroo de forma mais agressiva.

Resumindo: não acredito que a Parattanni esteja morta (como Dengaroo e algumas outras listas afetadas diretamente pelo FAQ), a lista continua forte. O maior problema de levar ela em um campeonato do tamanho de nosso nacional era que a lista era bem conhecida e provavelmente a maior parte das pessoas teria treinado algum tipo de resposta para ela, e com o meta tão indefinido e tão pouco tempo para estudar as novas possibilidades seria complicado ter respostas para alguma eventual lista inesperadamente forte. Eu decidi apostar em uma lista que chamou bem menos atenção e que considero um pouco mais flexível nas escolhas, além de me deixar mais confortável, por isso acabei retornando ao Old Teroch e mexendo nas melhorias da Manaroo para melhor cobrir as necessidades das duas Protetorados. A Jumpmaster 5000 ainda é uma nave extremamente personalizável e versátil durante o jogo, e por isso a Manaroo ainda pode valer seu peso em pontos no esquadrão, então não me senti desanimado de continuar voando com ela.

O resultado da minha preparação culminou nesta variação da Old Fennaroo:

Pro futuro, já confirmamos uma queda considerável da popularidade desta lista, mas ainda acredito que um piloto extraordinário possa levá-la ao topo de algum campeonato grande, neste fim de semana mesmo tivemos uma figurando entre os quatro melhores dos dois dias de competição do Stele Open, uma das maiores competições não-oficiais existentes, caindo justamente para uma lista nova e inesperada (duas ARCs e a Jess, queridinha do Vatto.. ) que tem boas respostas para este confronto. Não tenho certeza se voltarei a voar com Parattanni, não por desacreditar na lista, mas por querer buscar algo novo com os novos lançamentos ou mesmo revisitar possibilidades boas que talvez não sejam mais inviáveis.

6 comentários em “Ascensão e Queda (?) de Parattanni

  • 04/15/2017 em 8:17 pm
    Permalink

    Caras, as postagens estão sensacionais! Parabéns Denibot, mandou muito bem.

    Resposta
  • 04/17/2017 em 5:13 pm
    Permalink

    Muito boa a analise e principalmente, muito bom esse old fennaroo, vai me fazer pegar a segunda protectorde x.x

    Resposta
  • 04/18/2017 em 9:57 am
    Permalink

    “Não tenho certeza se voltarei a voar com Parattanni”

    Quem sabe assim finalmente o resto da galera tenha alguma chance contra vc e seus dados.

    Resposta
  • 04/20/2017 em 11:43 am
    Permalink

    Maneira a foto que ilustra a matéria. Seria de carta promo?

    Resposta
    • 06/05/2017 em 11:05 am
      Permalink

      Encontrei no reddit, o autor falou que ia fazer uma promo com ela sim, mas que ainda não estava pronta (eu discordo, a imagem já está muito boa pra mim.. hahahaha)

      Resposta
  • 06/14/2017 em 11:28 am
    Permalink

    Boa matéria.
    Eu que estou voltando a jogar, curti bastante.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *