5 Mandamentos para o entendimento das regras!

Fala meus queridos, tudo certo? Quem fala é o Rodrigo, mas provavelmente vocês me conhecem como o Marshall do cenário de X-wing, e bom, seguindo meu papel, vamos falar de regras.
Mas hoje não vamos entrar em esclarecimentos de cartas, correções em textos ou coisas assim. Antes de mais nada vamos traçar princípios
básicos justamente para simplificar o entendimento e interpretação de regras.
Pra isso vamos nos apoiar em 5 mandamentos pra facilitar o entendimento das regras, podem parecer coisas básicas, mas tendo uma boa
base nos tópicos a seguir irá auxiliá-los a interpretar aquela carta nova que acabou de sair em um preview ou uma outra esquecida no fichário que você está querendo colocar na mesa. Então vamos lá:

1 – “Learn to play” é seu amigo

Sim, o “Learn to play”, aquele manual mais fino que veio quando você comprou o core set, e você deve ter lido uma vez quando aprendeu o jogo pra ensinar o seu amigo. Esse livrinho é seu companheiro, ele te ensina toda a base do jogo onde as regras vão se apoiar, então nunca o abandone, ele é um material de fácil consulta para as regras mais básicas, como: entender o funcionamento das fichas e ações, como movimentar e resolver colisões e até mesmo a base de construção de esquadrões.

2 – Entenda os conceitos

Esse é um mandamento importante tanto para jogadores novatos quanto para jogadores mais antigos. Antes de partir para o brainstorm de testar aquele combo entre 3, 4 cartas, as sinergias de esquadrão e todo o resto, é importante você primeiro entender o que as cartas fazem.

Para ter um entendimento claro, é de extrema importância entender conceitos fundamentais ao jogo, como: o que é um arco? Qual a diferença entre adquirir uma mira e realizar uma ação de mira? O que é sobrepor uma nave (ou um obstáculo)? O que é a direção de uma manobra?

É por meio desse tipo de pergunta que você pode traçar um entendimento dos conceitos básicos ao jogo e a partir desse ponto começar a entender a interação entre eles. Para isso o manual de Referência de regras pode ser muito importante, ele funciona como um glossário de tudo que você precisa saber de fundamental.

3 – Entenda as etapas do jogo

Esse mandamento é complementar ao segundo, mas é de vital importância entender como o jogo se desenvolve e para isso existe um resumo das etapas de ótima qualidade na última página do já citado Referência de regras.

Para os mais novatos eu recomendo sempre que for jogar, manter essa página aberta próxima a mesa e jogar resolvendo cada etapa descrita de uma vez, pode parecer meio chato ou tornar o jogo mais lento, mas é um exercício ótimo para entender o fluxo do jogo e onde os efeitos irão se encaixar. A cada turno relacione o que está fazendo a etapa que está
acontecendo.

4 – As regras são simples

Ok, nem todas as regras do jogo são simples, mas muitas delas são fáceis de entender, então quando você estiver lendo um texto de alguma habilidade ou efeito de jogo não procure interpretações que não existam, os textos buscam sempre estar o mais claro possível.

Muitas vezes ao ler alguma carta, começam a surgir suposições sobre o efeito e em algumas ocasiões até mesmo mistura com algo que você gostaria que a carta realizasse. Então antes de mais nada simplesmente leia a carta do jeito mais básico e mais simples possível. Isso aliado aos mandamentos 2 e 3 mostrará como o texto normalmente é de fácil entendimento.

5 – “Uma vez por oportunidade”

Em minha opinião uma das regras mais importantes de X-wing, e que finaliza o conjunto de fundamentos que se precisa ter para entender o jogo. Cada habilidade/efeito tem um momento no qual vai ser ativado, e durante esse momento você pode usá-lo APENAS UMA VEZ.

Portanto se temos uma habilidade que funciona “Quando atacando” quer dizer que você pode realizar ela uma vez por ataque, então caso sua nave ataque mais de uma vez no mesmo turno, ela pode ser usada uma vez em cada ataque.

E isso fecha os 5 mandamentos para a interpretação de regras. Para os novatos: não busquem largar rápido o kit básico e partir para entender combos, sinergias e afins sem ao mesmo tempo entenderem o básico do jogo, isso pode causar mais confusão ao tentar montar seu esquadrão, portanto não tenham pressa.

Aos veteranos, nunca é demais voltar aos fundamentos do jogo para revisar algumas mecânicas e talvez relembrar algumas regras ou até mesmo perceber que estava interpretando um conceito básico do jogo de uma maneira errada.

A partir dos conceitos básicos vocês poderão ter muito mais facilidade ao se aventurar pela vasta coleção que esse jogo nos proporciona e
aproveitar cada vez mais sem muitas dores de cabeça.

Me despeço por aqui e espero que esse texto os tenha ajudado a entender melhor o jogo, sempre estou disposto a ajudar e espero encontrá-los em um próximo torneio sem medo das regras.

Abraços!

3 comentários em “5 Mandamentos para o entendimento das regras!

  • 04/13/2017 em 11:53 am
    Permalink

    Acho que uma grande dica também, isso eu falando como um novato, é você começar lentamente, indo wave por wave. Não adianta você pegar seis waves, por exemplo, e querer montar seu esquadrão e sair jogando, vai se perder todinho. Pega o Jogo básico, vai jogando até está confortável com as regras e jogabilidade. Depois pega a wave um e inclui no jogo até se adaptar com novas regras/naves (Íons por exemplo). E assim vai subindo de wave até se tornar um piloto foda, iguais aos feras do grupo. Mais uma vez, isso é apenas uma dica de um novato. Pelo menos tenho feito assim e está funcionando. 🙂 Valeu!!!

    Resposta
  • 05/29/2017 em 3:44 pm
    Permalink

    Isso aí… é que nem aprender a voar, tem que ir aos poucos…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *