Asajj + 2 Y-Wing TLT

Hoje irei expor a lista que escolhi para o Campeonato Nacional de 2017. A lista é a Asajj + + 2x Y-Wing TLT ou também conhecida popularmente como RonCon.

A lista é composta por uma Shadow Caster com a carta de piloto Asajj Ventress e 2 Y-Wing genéricas. Voces podem tambem conferir a lista neste link: http://xwing-builder.co.uk/view/688300/asajj-2x-y-wing-tlt

A lista é:

Voar com essa lista pode parecer simples mas requer planejamento e boa movimentação para não deixar as Y-Wings sem atacar. Vamos começar pelo deploy, nos meus treinos não estava conseguindo bons resultados com ela e apos uma conversa com meu camarada Mauricio Delayti vi que estava errando no deploy. Estava saindo com a Asajj a frente as Y-Wings oq ue é um erro. Voce deve fazer o deploy de forma que as Y-Wings andem a frente da Asajj. Dessa forma voce pode garantir que eles andem sempre juntos e as Y-Wing protegendo a Asajj. Geralmente faço o deploy com elas juntas em uma das bordas, mas isso não é regra, houveram casos em que sai pelo meio ou ate com as miniaturas separadas. Para o setup, escolhi usar com esse squad Debris, pois julguei que estressar o oponente e poder sempre atacar seriam mais vantajoso do que utilizar asteroides.
A habilidade Asajj em conjunto com a carta de crew Latts Razzi funcionam de forma bem sinérgica, basicamente a Asajj irá estressar um oponente a R1 ou R2 e que estiver dentro do arco movel e a Latts ira remover um estresse do atacante para receber um evade quando a Asajj for o alvo do ataque. Isso em conjunto a focus e evade e 2 dados de defesa fazem a asajj tankar de forma extraordinaria, no late game caso sobrem 1 nave vs a Asajj torna a shadowcast dificílima de ser derrubada.

O Black Market Slicer Tools estará la como um recurso do tipo ilícito de custo 1 que nem sempre será ativado, mas é um recurso valioso. Primeiro que ele irá inibir os aces, que em sua maioria jogam estressado por conta do Push The Limits, a rever sua forma de jogo pois um estresse a R1 e R2 poderá dar a condição de ativação do BMST e se for confirmado o ace recebera um de dano direto no hull, mesmo que tenho shields. Desta forma poderá abater um Inquisitor ou Corran Horn com 2 danos do BMST ou ate Soontir Fel e Poe Dameron com 3 danos. Exemplifiquei esses aces pois bem pilotados, são dificílimos derrubar.

O titulo da Shadow Caster tem a habilidade de caso o ataque da Asajj acerte e o oponente tiver a R1 ou R2 e dentro do arco movel, o oponente acertado irá receber um token de tractor beam e que ira reduzir a agility em 1, alem de se for uma nave de base pequena podera reposicionar com um booster com template 1 reto ou um barrel roll com template 1 para qualquer lado, mesmo se sobrepor obstaculos. O tractor beam também ira facilitar o trabalho das Y-Wings com TLT, pois como atacam após a Asajj elas se beneficiarão diretamente da diminuição de 1 dado de defesa.

O Push The Limits irá benificar a Asajj em realizar 2 ações e com seu dial com boas manobras verdes, não terá problemas em limpar o estresse. O dial da Shadow Caster é outro ponto forte desta nave, é um dial muito confortável de usar e extremamente veloz. O engine upgrade vai garantir um reposicionamento quando necessário.

As 2 Y-Wings são os pilotos genericos Sidicate Thug com PS 2 e vão com a configuração de TLT e o Unhinged Astromech. Esta configuração garante um bom custo beneficio, por 25 pontos você terá uma nave atirando 2 ataques simultâneos de 3 dados vermelhos e em 360 graus. Alem de contar com 3 de shield e 5 de hull totalizando 8 de vida a transformando em uma nave bastante resistente, apesar de só defender com 1 dado verde.

O TLT garante um ataque eficiente, ainda mais se a Asajj tiver emplacado um tractor beam. Você pode conferir uma analise mais profunda sobre o TLT mais aqui: http://red53.hospedagemdesites.ws/2017/04/08/tlt-no-atual-meta/

O Unhinged astromech ira dar mais liberdade ao dial da Y-Wing, aumentar as manobras verdes e diminuir as vermelhas. Poder abusar nas manobras 3 Hard e limpar facilmente os estresses se precisar usar o 4 reto ou 4 kturn, já que ambos são vermelhos.

Bom é isso, espero ter passado uma boa analise da lista, que é bem solida no atual meta. Vale ressaltar que essa lista ficou em Top 8 e Top 4 no Campeonato Nacional de 2017. Qualquer duvida, criticas ou sugestões deixe nos comentários.

Abraços

Um comentário em “Asajj + 2 Y-Wing TLT

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *